A Petrobrás e o lucro distribuído: inflação para os mais pobres, dividendos para os acionistas

Juliane Furno - Doutora

Por Juliane Furno é Doutora em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp, assessora parlamentar da Câmara Federal e militante do Levante Popular da Juventude e da Consulta Popular.

Recentemente a Petrobrás anunciou a distribuição de vultosos recursos aos seus acionistas, que receberão não só a quantia de R$ 31,6 bilhões quanto receberão antecipado! E não para por aí: a meta da companhia é que no ano de 2022 se consolide uma nova fórmula de remuneração do acionista, na qual ela fica satisfeita em anunciar que implicará em uma distribuição de dividendos muito superior a média.

O adento, ainda a título de preâmbulo, é que o resultado positivo está, centralmente, vinculado a maiores margens de lucro nos combustíveis! Talvez esse parágrafo inicial dispense muito comentário, necessitando – no máximo – de uma síntese: combustíveis mais caros para quem está mais pobre; lucros maiores para quem já é e está ficando mais rico.

A Petrobrás enseja, no seu âmago, uma contradição fundamental. Ao mesmo tempo em que foi criada para ser uma empresa estatal e exercer o monopólio da produção e refino em nome da União, a empresa não nasceu como uma autarquia, e sim como uma empresa de economia mista, portanto de capital aberto e contando com parte do seu financiamento através do lançamento de ações no mercado de capitais.

Isso encerra a contradição de que ao mesmo tempo em que a Petrobras nasce vocacionada para ser parte constitutiva da consecução dos interesses nacionais, ela enseja uma face “de mercado”, representada pela necessidade de gerar lucros para serem repartidos entre os seus acionistas.

Nos anos 1990, esse pêndulo pesou para que a Petrobras fosse negligenciando seu caráter fundamental de empresa submetida aos interesses macroeconômicos nacionais, aplicando reformas microeconômicas que abriram espaço ao seu controle pelo conjunto dos acionistas.

Muito embora a Petrobrás tenha permanecido uma empresa estatal, ela passou a atuar de forma idêntica às empresas privadas, privilegiando os objetivos microeconômicos e o retorno aos acionistas.

Nos governos Lula e Dilma ocorreu o que pode ser conceituado como “estatização moderada” imprimida com o novo Margo Regulatório do Petróleo no ano de 2010.

O Estado, e suas partes relacionadas, aumentaram suas participações no capital societário da Petrobras em ações ordinárias e ações preferenciais. Juntas, estas passaram a deter 63,6% das ações ordinárias e 48,4% do capital total, o que antes da oferta pública correspondiam a apenas 57,9% e 39,8%, respectivamente.