Campanha "O petróleo é nosso" está de volta!

Com a presença de personalidades e entidades de todo o país, será lançado no próximo sábado, 15 de março, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio, o Fórum Nacional contra a Privatização das Reservas Estratégicas de Petróleo e Gás. A constituição do Fórum Nacional representa a retomada da vitoriosa campanha "O Petróleo é Nosso" que, na década de 1950, culminou com a criação da Petrobrás.Hoje o desafio mais premente é a suspensão imediata dos leilões das áreas promissoras em petróleo e gás, promovidos pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), pelo menos até que seja revista a Lei 9.478/97 (Lei do Petróleo), considerando, sobretudo, as descobertas na área de pré-sal. Tal como está formulado, o marco regulatório em vigor agride os interesses nacionais e compromete profundamente o futuro do Brasil como nação soberana. Por exemplo, ao permitir que empresas estrangeiras explorem e exportem o nosso petróleo e gás, sem controle do Estado brasileiro, o que pode levar o país a ter que importar o óleo originário do solo nacional, ao preço estabelecido pela especulação do mercado externo!O lançamento do Fórum Nacional será durante a realização de um seminário que contará, na parte da manhã, a partir das 9 horas, com a participação dos debatedores João Pedro Stédile, do MST e da Via Campesina Brasil; Fernando Siqueira, diretor da Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet); e de Gustavo Iuriegas, ministro das Relações Exteriores do governo paralelo Lopez Obrador, do México.A partir das 14h, será realizada uma plenária para tratar especificamente da organização do Fórum Nacional, que deverá ter representações em todos os estados, com ênfase nos seguintes tópicos: 1) Definição do caráter do Fórum e sua organização; 2) Estabelecer as ações do Fórum nos campo das lutas, da formação de multiplicadores e da comunicação; 3) Construção do calendário de atividades para 2008.Entendendo o caráter estratégico que representa para o país o controle sobre as reservas de petróleo e gás, a ampla participação de cidadãos e cidadãs brasileiros no seminário foi priorizada pela comissão organizadora, formada pelas seguintes entidades: Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ), MST, Aepet, CUT, Conlutas, Federação Única dos Petroleiros (FUP), Frente Nacional Petroleira (FNP) e Federação Internacionalista dos Sem Teto (FIST).Nesse momento, em que o preço do barril de petróleo vem superando a marca dos 100 dólares no mercado internacional, o seminário e o lançamento do Fórum Nacional se revestem da maior importância. Segundo técnicos da Petrobrás, o potencial estimado das reservas de petróleo na região do pré-sal seria de 80 bilhões, podendo chegar a 100 bilhões de barris, numa extensão de 800 quilômetros do litoral brasileiro, entre os estados de Alagoas/Sergipe até o Paraná. É preciso barrar a entrega das nossas reservas de petróleo e gás às empresas estrangeiras, patrocinadoras de guerras, fome e miséria ao redor ao mundo.Campanha "O petróleo é nosso" está de volta!