Durante os dias 16 e 17, irresponsabilidade operacional tomou conta do Terminal da Alemoa

No processo da greve que ocorreu nos dias 16 e 17 no Terminal Alemoa, os operadores entregaram, com o respaldo do sindicato, as instalações do Terminal em plena segurança e as unidades operacionais em perfeita conformidade, tudo isso registrado num documento entregue pelos operadores e aceito pelo Gerente que o assinou.Entretanto, assim que o grupo de contingência assumiu a unidade não podemos dizer o mesmo. Isso porque, o que não é grande novidade, o grupo de contingência que assumiu o Terminal não contava com um número mínimo de profissionais habilitados para realizarem manobras operacionais.

Do total de empregados escalados, eram apenas 5 supervisores e 4 "operadores", que atualmente estão no setor administrativo e que "teriam" competência para operar o terminal. Alguns deles, há mais de dois anos afastados do turno, outros há mais de cinco anos e ainda havia petroleiros que nunca tiveram ligação com a prática de operação (engenheiros, supervisores, coordenadores, etc).

Além disso, estavam de prontidão como "reserva técnica" consultores que trabalham no escritório sede da Petrobras (Edise) no Rio de Janeiro para assumirem as operações no Terminal da Alemoa. Prova de total irresponsabilidade da Transpetro, da Petrobras e da Gerência do Terminal da Alemoa. Um destes consultores, ainda, é Técnico de Comercialização e Logística. O que ele poderia fazer na sala de controle do Terminal da Alemoa?

Com as informações que temos e com mais denúncias que certamente virão, sobram razões concretas para denunciarmos aos órgãos competentes tamanha irresponsabilidade da Transpetro com os seus trabalhadores e com a comunidade ja que as operações foram tocadas por pessoas sem qualificação, treinamento ou experiencia para isso.

Bronca do Petrolino na Alemoa

Que no Terminal de Alemoa o Sr. Coordenador da Operação era adepto da astrologia para gerenciar a Operação todo mundo já sabia, mas ouvir de um agraciado, por aumento por mérito de 3 níveis, a justificativa de que tal privilegio aconteceu graças a um alinhamento de planetas já é demais. Aonde essa "onda mística" vai parar?