Incêndio atinge Refinaria da Petrobrás no Texas

Um incêndio atingiu, na noite de sábado (10/12), a unidade de coque da refinaria da Petrobrás em Pasadena, no Texas. Segundo a companhia, o fogo foi extinto pela equipe de emergência da refinaria e não teve impacto em nenhuma unidade. Um trabalhador sofreu ferimentos leves e foi transportado para um hospital, ainda de acordo com o comunicado.

Este é o segundo acidente que a unidade da Petrobrás nos EUA enfrenta em menos de seis meses. No dia 30 de setembro deste ano, a Petrobrás foi obrigada a suspender todas as operações na refinaria, após um incêndio na unidade de destilação de petróleo bruto. Na ocasião, não foram contabilizados feridos, mas diante do acidente a empresa suspendeu as atividades (com exceção da unidade de coque), que foram retomadas em novembro.

Curiosamente, em janeiro a empresa já havia suspendindo as operações da refinaria por 44 dias para realizar parada de manutenção no local, medida usada justamente para evitar acidentes.

A refinaria, que produz 100 mil barris diários, é controlada integralmente pela Petrobrás. A companhia adquiriu 50% da unidade no fim de 2006 e, em 2009, comprou os 50% restantes.

No Brasil, só neste ano, 17 trabalhadores morreram nas unidades da Petrobrás, vítimas da insegurança no local de trabalho.

Este acidente nos EUA é mais um sintoma da falência da política de SMS da companhia. Com as atividades do pré-sal, muito mais complexas e perigosas, a tendência é que o número de acidentes dê um salto ainda maior caso a companhia não adote medidas urgentes para garantir condições seguras de trabalho aos seus empregados.

Com informações da Agência Reuters e O Globo

Fonte: Federação Nacional dos Petroleiros (fnpetroleiros.org.br)