Navio-plataforma da Petrobrás causa vazamento na Bacia de Santos

Menos de uma semana após o vazamento causado pela Transpetro no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a Petrobrás é novamente protagonista de um acidente ambiental. Dessa vez, na Bacia de Santos, na base do Sindipetro-LP, a 300 quilômetros da costa do estado de São Paulo, na direção de Ilhabela.

Na manhã da última terça-feira (31/01), ocorreu um vazamento de óleo no navio-plataforma FPWSO Dynamic Producer, operado pela empresa terceirizada Ventura e que está em fase de testes. O vazamento, equivalente a 160 barris de petróleo, ocorreu devido ao rompimento da coluna de produção da plataforma, localizada a 2.140 metros de profundidade. Trabalham no navio 277 trabalhadores terceirizados e quatro petroleiros crachá verde.

A informação chegou ao Sindicato por meio de petroleiros e de outros órgãos. Não é a primeira vez que o setor de Comunicação da UO-BS omite do Sindicato informações importantes, relacionadas a fatos que afetam diretamente a vida e os direitos dos trabalhadores. Com isso, simplesmente nega a importância do Sindicato como órgão de classe.

Apenas no final da tarde da última terça-feira (31/01) a gerência da UO-BS entrou em contato com o Sindicato para detalhar o vazamento e relatar as providências que foram tomadas. Segundo a companhia, o sistema de emergência funcionou normalmente, impedindo que o acidente tomasse maiores proporções.

Diante do ocorrido, o Sindipetro-LP já enviou ofício à companhia exigindo visitas periódicas dos dirigentes sindicais, através das cipas, em todas as plataformas da região. Atualmente, elas estão restritas às plataformas de Merluza e Mexilhão. No entanto, também existem as plataformas flutuantes Cidade de São Vicente, Cidade de Angra dos Reis, Cidade de Santos e Dynamic Production.

Não foi à toa que a categoria do Sindipetro-LP, nas plataformas e na UTGCA, realizou uma greve de 23 dias em 2011. Foi justamente para cobrar melhores condições de trabalhado e instalações seguras.

Assista ao vídeo publicado no site G1, clicando aqui