Categoria diz não à federação governista e elege Silvio Sinedino para o C.A

Silvio Sinedino, presidente da AEPET, será o representante dos empregados no Conselho de Administração da Petrobrás. Candidato apoiado pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Sindipetro-RJ e Fenaspe, Sinedino obteve 49,36% dos votos (6.972), contra 43,22% (6.105) do candidato chapa branca. Num total de 14.126 votos, foram 873 nulos (6,18%) e 176 (1,25%) brancos.

O resultado foi anunciado pela companhia na manhã desta terça-feira (06/03), após mais de um mês de campanha. As eleições, iniciadas em 1º de fevereiro, foram encerradas apenas no último minuto da segunda-feira (05/03), quando apenas dois candidatos seguiam na disputa.

Falando pela primeira vez como candidato eleito para o C.A. da Petrobrás, Sinedino agradeceu o apoio e os votos da categoria. Na entrevista, reiterou os compromissos assumidos durante a campanha, de uma gestão independente da União e da diretoria da estatal. Silvio, com aval da FNP, Aepet, Sindipetro-RJ e da base petroleira, prometeu questionar a lei do presidente Lula, que impede a participação do representante eleito nas discussões sobre os trabalhadores.

Com a vitória de Sinedino, candidato cuja plataforma foi a total autonomia e independência em relação à empresa e ao governo, a categoria diz mais um vez um NÃO contundente à federação governista.

Apoio incondicional da Petrobrás, campanha ostensiva de 12 sindicatos petroleiros, notas de apoio, materiais publicitários de peso, fotos bem produzidas, vestindo ternos bem costurados e trajes sociais, tal qual um acionista da companhia. Nada disso foi suficiente. O candidato chapa branca, cuja tarefa seria seguir rigorosamente a política do Governo, foi barrado pelos petroleiros.

Mesmo com toda a desigualdade imposta pela empresa durante o processo eleitoral, com regras claramente favoráveis ao candidato da empresa e uma comissão eleitoral majoritariamente da federação governista, os trabalhadores não hesitaram em expulsar do C.A uma entidade que vem traindo sucessivamente a categoria nas campanhas de ACT e PLR.

Parabenizamos Silvio Sinedino e, principalmente, os petroleiros de todo Brasil por demonstrarem mais uma vez sua insatisfação com a atual direção do movimento sindical petroleiro, reforçando através do voto a necessidade de construir uma nova ferramenta de luta.