Assessorias jurídicas abrem atividades do VI Congresso da FNP

Reunidos durante todo o período da tarde desta quinta-feira (26/07), na sede do Sindipetro-SJC, as assessorias jurídicas dos sindipetros que formam a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) se debruçaram sobre os problemas da categoria no âmbito jurídico.

A atividade, que abriu as discussões do VI Congresso da FNP, teve como principal objetivo a troca de informações sobre os processos jurídicos em andamento, além das estratégias comuns que devem ser adotadas para combater medidas da companhia, em parceria com a outra federação, como a reabertura da repactuação e a separação de massas.

Outros temas considerados de fundamental importância para o próximo período são as ações de RMNR, aumento por mérito e de PCAC, Anistia e Aposentadoria Especial, além da luta pelo fim do limite de contribuição para os petroleiros enquadrados no Pós-82. Para aprofundar a discussão e elaboração conjunta de todos esses assuntos foi ressaltada a necessidade de reuniões regulares dos assessores jurídicos. Neste sentido, a estimativa é de que o próximo encontro aconteça no fim de setembro, em conjunto com outras entidades como Fenaspe.

Por fim, houve ainda um importante debate sobre as ações em curso contra as práticas de atos antissindicais. Confinamentos em períodos de mobilização, interditos proibitórios e punições políticas contra dirigentes sindicais e ativistas, tais como os exemplos de Leninha, Ana Paula e Gilvani Alves, fazem parte da lista do pacote de maldades da companhia contra os lutadores.

Ações bem-sucedidas nos sindipetros do Litoral Paulista, Alagoas/Sergipe e Pará/Amazonas/Maranhão/Amapá foram citadas como exemplos de medidas a serem adotadas para reverter as práticas de assédio moral e sexual que vem se perpetuando contra os trabalhadores.

Nesta sexta-feira (27/07) será dada continuidade às discussões sobre ações jurídicas, paralelamente à programação do Congresso.