VI Congresso reafirma luta por aumento real e aponta calendário para o ACT

Além de ratificar a incorporação do Sindipetro-RJ à Federação, certamente a maior vitória política do VI Congresso da FNP, o último dia de discussões com a votação em Plenária serviu para apontar um calendário de lutas para o ACT 2012 com os principais eixos da campanha. Por isso, no último domingo (29/07), foram colocadas em votação todas as resoluções encaminhadas pelos grupos de discussão, que alimentaram o congresso com importantes contribuições e novas reivindicações de todas as bases petroleiras.

Realizado entre os dias 27 e 29 de julho, o congresso foi considerado pelos petroleiros presentes o mais vitorioso de todas as edições. Mas não foi apenas politicamente - em números também. No total, foram 76 delegados, 39 observadores, 12 convidados, 13 assessores jurídicos e 13 colaboradores envolvidos na organização, sendo 128 homens e 25 mulheres. O sindicato com o maior número de delegados foi o Sindipetro-RJ com 22, seguido pelos sindipetros LP e AL/SE com 13, do Sindipetro PA/AM/MA/AP com 12 e do Sindipetro-SJC com sete. As oposições foram representados por nove delegados.

Além disso, enriquecendo os debates e provando o caráter classista da FNP, os congressistas aproveitaram o último dia para travar importantes discussões sobre internacionalismo, reforçando a caracterização de que para enfrentar os ataques da empresa e do governo é necessário se somar às lutas dos trabalhadores de todo o mundo.

PROPOSTA DE CALENDÁRIO PARA O ACT 2012

Segue abaixo o calendário votado no VI Congresso da FNP para o ACT 2012, autorizando sua executiva a promover as alterações necessárias para unificar com as demais bases petroleiras e com as demais categorias em luta.

- 30/7 a 2/8 - redação final da pauta

- 2/8 - envio eletrônico aos sindicatos

- 2/8 a 6/8 - edição do jornal nacional da FNP, com reportagem sobre o Congresso, principais resoluções e publicação da pauta, impressão nacional de 60 mil com envio para todos os sindicatos e oposições da FNP

- 8/8 a 15/8 - Distribuição do Jornal da FNP e assembleias para aprovação da pauta e autorização a FNP para negociar com a Petrobras