Sindicato realiza palestra sobre assédio moral na SIPAT da Alemoa

Iniciada na última terça-feira (28/08) e com programação até sexta (31/08), a SIPAT do Terminal Santos (Alemoa) teve uma importante participação do Sindipetro-LP. Os dirigentes do sindicato foram os responsáveis pela primeira palestra de ontem, quarta-feira, cujo tema foi "Assédio Moral no Ambiente de Trabalho".

Realizada para um público majoritariamente de petroleiros terceirizados, a palestra fez um pequeno apanhado sobre as questões que envolvem assédio moral, desde a sua conceituação até casos típicos que acontecem no dia a dia.

O início da palestra teve como centro uma pergunta simples que, entretanto, nem todo trabalhador faz para si mesmo: será que já sofri algum tipo de assédio moral? Embora haja diversas definições, ou melhor, várias formas de descrever quais atitudes podem ser consideradas como assédio moral, os dirigentes lembraram que toda e qualquer conduta abusiva que se manifesta repetidamente contra o trabalhador pode ser considerada como uma prática de assédio. Estão enquadrados nesses casos, tanto palavras e atos, como gestos e comportamentos que causem danos à personalidade, dignidade e integridade física ou psíquica do trabalhador.

Além disso, foi frisado que apesar de se manifestar de maneira individual, ou seja, através da conduta de um determinado chefe ou superior, o assédio moral é fruto das atuais relações de trabalho, cuja lógica de lucro a qualquer custo e produtividade acelerada estimulam a competitividade, a busca por metas e o individualismo - características intrínsecas do modelo neoliberal, responsável pela alta produtividade com investimento mínimo, terceirização e baixo efetivo, com a redução gradativa do tempo "ocioso" de todo trabalhador, impondo jornadas exaustivas de trabalho.

Neste sentido, foi ressaltada a necessidade mais uma vez de que a luta contra o assédio moral deve ser uma luta coletiva, travada pelos trabalhadores em conjunto com o Sindicato.

SintomasAlguns dos sintomas mais comuns em trabalhadores vítimas de assédio moral são angústia, crises de choro, mal-estar, dores generalizadas, palpitações e tremores, sentimento de culpa, perda da auto-estima, diminuição da libido, insônia ou sonolência excessiva, depressão e ansiedade, alterações exageradas no peso, aumento no consumo de bebidas alcoólicas e drogas, isolamento, tristeza, redução da capacidade de se relacionar e, em alguns casos mais graves, até mesmo pensamento suicida e tentativa de se matar.

Mais informações podem ser obtidas no site dedicado integralmente ao assunto: http://assediomoral.org/.