Em seminário, entidades elaboram proposta de texto para NR-15

Entidades que visam a defesa da saúde dos trabalhadores se debruçaram no último sábado (27/10) para discutir a revisão da NR-15 e construir uma proposta para o novo texto.

O encontro, organizado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Saúde Socioambiental e pelo Centro de Referência em Direitos Humanos, aconteceu na Unidade II da Unifesp-Baixada Santista, na Ponta da Praia, em Santos.

Além do Sindipetro-LP, também participaram do encontro representantes do Sindipetro-Bahia, que enfrentou recentemente a morte de um petroleiro por causa da exposição ao Benzeno, Instituto do Mar (Unifesp), Apeoesp, professores universitários, estudantes e petroleiros que integram o GTB da Recap, dentre outros.

Antecipando o grupo de discussões, o auditor fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Danilo Fernandes Costa, ministrou uma palestra sobre os males do benzeno e de outros agentes químicos na indústria do petróleo e química.

Veja neste link a seguir a proposta de texto construído durante o encontro.

Aproveitando a ocasião, o Sindipetro-LP entrevistou Danilo Fernandes, que abordou um dos temas de maior repercussão na categoria petroleira: a tentativa da Petrobrás de impor um limite de exposição para o Benzeno.

Veja abaixo, os dois vídeos resultantes do encontro. Compartilhe!