Após pressão do Sindicato, Transpetro volta atrás e retoma sobreaviso para os técnicos de segurança no Tebar

Fruto da pressão do Sindicato e da categoria, foi anunciado pela Transpetro nesta quarta-feira (14/11) a retomada do regime de sobreaviso para os técnicos de segurança do Tebar. Esses trabalhadores haviam sido retirados desse regime e, desde então, com o aval dos trabalhadores os dirigentes sindicais vinham cobrando explicações para este fato.

Após um desgastante período de negociações com a gerência do Tebar sem qualquer resultado positivo, o Sindipetro Litoral Paulista se reuniu com Alexandre Jatczak Almeida, assessor do presidente da Transpetro, Sérgio Machado, no último 5 de novembro, no Rio de Janeiro. Em pauta, justamente o fim do regime de sobreaviso dos técnicos de segurança do terminal.

Na ocasião, o Sindipetro contestou a extinção deste regime, ressaltando que - diante da atual situação do terminal, alvo frequente de vazamentos e outros incidentes - excluir esses trabalhadores do sobreaviso apenas aumentaria a insegurança da unidade.Com o retorno do regime, será colocado em prática um rodízio entre os 6 Técnicos de Segurança. Ou seja, em um mês três ficam no sobreaviso, e no mês seguinte é a vez dos três técnicos de segurança restantes serem contemplados pelo regime.

Parabéns aos petroleiros que demonstraram, mais uma vez, que só com luta há conquistas. Agora, o nosso papel será cobrar com a mesma insistência as demais demandas cobradas à Transpetro e ainda não solucionadas. Dentre elas, a qualidade da água potável do TEBAR; a segurança operacional dos Píeres; entrega da nova ETE; atendimento à NR-5 e participação de suplentes em reuniões da CIPA; e, por fim, duplicidade de TAGs.