UTGCA: Muda o gerente de ativo, não mudam as mentiras

A velha máxima do futebol "trocou seis por meia dúzia" parece cair como uma luva na UTGCA. Isso porque o novo gerente de ativo da unidade mantém uma característica (infelizmente) marcante do gestor anterior: a tentativa de confundir os trabalhadores, jogando a categoria contra o sindicato com informações distorcidas.

Em substituição a Ailton Guedes, Luiz Antônio Delgado assumiu recentemente o posto de gerente de ativo da planta. Para nós, com o pé esquerdo. Logo em sua primeira reunião no cargo, no 12º Encontro com o GG, realizado no último dia 17, no Ilha Morena, Delgado resgatou e reproduziu uma informação mentirosa de Ailton Guedes, ventilada à força de trabalho em meados de agosto: a notícia de que a (possível) mudança de horário dos empregados do ADM seria negociada com o sindicato.

Outra informação também colocada na mesa, e igualmente mentirosa, foi de que UTGCA e Sindipetro-LP já teriam iniciado as tratativas para negociar a hora-extra pela troca de turno (MINUTEX) na unidade. A afirmação não é verdadeira, pois o tema está sendo tratado sob outra ótica pelo Sindicato diretamente com o RH Corporativo da companhia, como comprova o ofício enviado pela entidade ao RJ no último dia 10 de dezembro (clique aqui e leia). A única informação verdadeira sobre este assunto é de que o Sindicato já solicitou à gerente setorial de E&P, Leila Barreto, a medição do tempo para troca de turno na UTGCA. Tudo o que a empresa disser além disso simplesmente não procede.

Desorganização ou má fé?Para o Sindicato, cabe agora à gerência da unidade dar explicações convincentes aos trabalhadores sobre o porquê de tantas informações desencontradas e, "coincidentemente", invariavelmente prejudiciais à entidade que representa a categoria. Neste sentido, fica uma dúvida: qual a razão desse sistemático problema? Má fé ou "apenas" desorganização?

Afinal, não entendemos até agora por que os gestores não conseguem cumprir nem mesmo o calendário proposto pela companhia entre Sindipetro-LP x RH/SMS. Prova disso é o fato de que a gerência de RH da UO-BS cancelou às pressas a reunião do dia 18/12/2012 com o SMS, desrespeitando a agenda da empresa e empurrando para "mais tarde" discussões, certamente, importantes sobre a unidade.

Greve dos 23 diasEnquanto a gerência bate a cabeça para se organizar, o laudo final da perícia realizada na UTGCA por conta das denúncias da Greve dos 23 dias deve ser concluída ainda nesta semana.

Por fim, informamos aos trabalhadores que em nenhum momento os assuntos citados acima foram negociados com a empresa. Além disso, nenhuma discussão ou reunião, seja em caráter oficial ou informal, foram realizadas.

Assim que houver tais acontecimentos, o Sindicato não se furtará de comunicar imediatamente à categoria por meio dos diretores de base, diretores liberados e de seus canais de comunicação (boletins eletrônicos, site oficial, redes sociais, etc). Por ora, pedimos que não dêem credibilidade a tais informações, pois infelizmente tais gestores carecem de prestígio junto à categoria. O histórico de informações desencontradas e tendenciosas já espalhadas nos últimos tempos pela empresa reforçam isso.