Quadro mínimo da RPBC: GG boicota reunião e atrasos serão ampliados para 2h

Não foi preciso muito tempo para que o discurso conciliatório e receptivo do Gerente Geral da RPBC caísse por terra. Faltando pouco mais de meia hora para o início da reunião agendada com o Sindicato e trabalhadores para discutir a redução do quadro mínimo da unidade, o GG da refinaria comunicou a entidade que não compareceria à negociação.

Curiosamente, a reunião (que deveria acontecer nesta segunda-feira, às 16h) vinha sendo usada pelo GG para pedir um "voto de confiança" aos trabalhadores. Com este boicote, o que resta aos trabalhadores? Mobilização.

Diante disso, os atrasos de uma hora - realizados desde o dia 25 de fevereiro pelos trabalhadores de turno - serão ampliados e agora passarão a retardar a entrada do expediente em duas horas. O movimento seguirá por tempo indeterminado.

Esta é a resposta dos trabalhadores ao desrespeito da gerência com um tema que julgamos prioritário e urgente, pois afeta a segurança dos trabalhadores e da comunidade. Visão que, infelizmente, não é compartilhada pelo Gerente Geral, que parece satisfeito em ouvir apenas a versão da chefia imediata - co-responsável pela redução do quadro mínimo.

Objetivo da reunião era desmobilizar a categoriaPara o Sindipetro-LP não há dúvidas. Este boicote demonstra que o agendamento da reunião foi uma manobra e tinha um único objetivo para a companhia: ganhar tempo e desmobilizar a categoria. Não por acaso, um dos pedidos do GG foi de que os atrasos fossem suspensos até a realização da reunião.

Como os trabalhadores se negaram a acabar com a paralisação, afinal não havia nenhuma garantia de atendimento às reivindicações, a gerência decidiu punir os trabalhadores com a recusa em discutir francamente o assunto.

Amanhã, terça-feira, às 15h, a empresa não terá como fugir. Uma mesa-redonda está agendada para tratar do assunto na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho. Assim que houver novas informações, divulgaremos amplamente a toda a categoria.