FNP define calendário de lutas contra os leilões e punições na Transpetro

Diante da iminente rodada de leilões, prevista para acontecer pelo Governo Federal em maio, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) definiu nesta sexta-feira (26/04) um calendário unificado de lutas para mobilizar a categoria petroleira e a sociedade contra mais um ataque ao petróleo do país.

As mobilizações também enfrentarão a ofensiva da Transpetro, por meio de punições, contra os petroleiros. A demissão de Ana Paula, há quase um ano, e o recente vazamento de óleo no Tebar, em São Sebastião (SP), colocaram em evidência uma perseguição sistemática da companhia aos trabalhadores.

Neste sentido, a FNP faz um chamado aos 17 sindipetros do país, à FUP e às demais entidades da categoria petroleira a se somarem nas mobilizações que acontecerão durante todo o período que antecederá os leilões.

Veja abaixo o calendário de lutas proposto pela FNP:

- A partir do dia 29 de abrilSetoriais em todas as bases petroleiras para discutir e definir com os trabalhadores as formas e estratégias de mobilização

- 1º de MaioAproveitar a data, que celebra o Dia Internacional dos Trabalhadores, para colocar em pauta em todos os movimentos, atos e eventos o tema dos leilões, defendendo uma Petrobrás 100% Estatal

- 3 de MaioRealização de um Dia Nacional de Luta dos Terminais para combater a ofensiva da Transpetro contra os trabalhadores. O vazamento de óleo no Tebar, em São Sebastião, no Litoral Norte de SP, fez com que a companhia lançasse uma campanha de punições aos petroleiros. É preciso mobilizar a categoria frente a esse ataque.

- 10 de maioRealização de um ato-show na Lapa, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), para fortalecer a campanha por uma Petrobrás 100% Estatal e contra os leilões do petróleo

- 13 de maioDia Nacional de Luta Contra os Leilões do Petróleo. O objetivo desta data é ampliar a campanha às mais diversas categorias, com panfletagem em nível nacional para sensibilizar a população sobre a necessidade de combater os leilões.

- 13 de maioNo mesmo dia, ato em frente o Edise (Edifício-Sede da Petrobrás), às 12h.

- 14 e 15 de maioDatas agendadas pelo Governo Federal e ANP para a realização da 11ª rodada de leilões. FNP indica aos sindicatos mobilizações em todas as bases. A ideia é que o caráter desses atos seja definido com base nas decisões das setoriais realizadas a partir de 29 de abril

- 14 de maioAto contra o leilão do petróleo na cidade do Rio de Janeiro (RJ)