Mateus Ribeiro (FNP) está no 2º turno da eleição para o C.A da Transpetro

Um dos candidatos apoiados pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Mateus Ribeiro, petroleiro do terminal de Cabiúnas (Norte Fluminense), está no 2º turno das eleições para representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Transpetro.

O resultado foi divulgado na última segunda-feira (01/07). No total, 1.904 trabalhadores participaram da votação, com 1.879 votos considerados válidos. Os petroleiros puderam votar em 18 candidatos, espalhados em diversas unidades do País. O 2º turno acontece entre os dias 10 e 21 de julho.

Mateus Ribeiro, que conquistou 259 votos (13,78%), disputará o 2º turno com Carlos Augusto Muller, que obteve 521 votos (27,73%). Agora, a tarefa será fazer uma forte campanha pela candidatura de Mateus e estimular a categoria a participar mais da votação, uma vez que o quórum do 1º turno foi muito baixo - repetindo, infelizmente, a dinâmica de eleições anteriores para o C.A da Petrobrás e para os conselhos da Petros.

A Transpetro defendida por MateusO CA da Transpetro é, hoje, todo indicado pelo Governo. Os trabalhadores devem ter uma representação independente, capaz de se opor à redução dos nossos direitos, à entrega do petróleo brasileiro e à venda dos terminais e dutos da Transpetro.

Propomos que o mandato seja uma construção coletiva, com plenárias abertas, prestação de contas e comunicação ativa. Um mandato à serviço dos petroleiros e dos trabalhadores brasileiros. Mateus é conhecido por ser uma liderança da categoria. Eleito duas vezes para a CIPA no Terminal de Cabiúnas, contribuiu com a denúncia de não conformidades e descumprimento de NRs, que levou o TECAB a iniciar o monitoramento de riscos do PPRA, como benzeno e ruído. Defende a reintegração da Ana Paula, demitida do TECAB por ter denunciado assédio moral e pendências legais existentes no Terminal.

Mateus, que como estudante já lutava pelo monopólio estatal do petróleo, é membro da Oposição ao Sindipetro NF e apoia a FNP, por um sindicalismo independente do governo e dos patrões e que não troca os direitos das categorias por cargos gerenciais.

Mateus conta com a força da mobilização da base dos maiores terminais do país, foi o candidato mais votado em Cabiúnas e por isso tem o respaldo para uma atuação combativa no Conselho.

Petrobrás cancela venda de dutos e terminais. Vitória da base e da FNP!Em recente reunião da FNP com a presidente da Petrobrás, o diretor do Abast declarou que foi cancelado o projeto de venda dos dutos e terminais. Ponto para os petroleiros, para a FNP e para o povo brasileiro!

Mateus Ribeiro, um dos candidatos ao C.A. apoiado pela FNP, comemorou a decisão, mas alertou: "Esta é uma primeira vitória do movimento, dos trabalhadores, apoiada pelas denúncias que temos feito em todos os meios. Mas continuaremos de olhos abertos, pois podem querer retomar este projeto".

Além disso, como lembrou Mateus, continua vigente a construção de terminais em parceria (inclusive, minoritariamente) com a iniciativa privada e também segue indefinida a situação de Alemoa, localizado em terreno a ser licitado em função da privatização dos portos implementada pelo Governo Federal. Mateus defende o fim dos leilões e uma Petrobrás 100% Estatal!

Quer saber mais sobre Mateus Ribeiro? Clique aqui e leia o primeiro boletim do candidato