PCAC: retrocesso e decepção

Sindipetro-LP chama setoriais para discutir com a categoria as formas de avançar na propostaApós quase quatro anos de elaboração, a proposta do novo Plano de Classificação e Avaliação de Cargos (PCAC), apresentado pela Petrobrás à FNP no último dia 27, decepciona os anseios da categoria por conter vários pontos que traduzem a política de divisão e discriminação da empresa perante sua força de trabalho.Em resumo, o modelo proposto não cumpre o objetivo a que se destina por uma simples razão: significa retrocesso em vez de possibilidade de avanço profissional na carreira.Toda a argumentação que leva os sindicatos que compõem a Frente Nacional dos Petroleiros (FNP) a exigirem a reformulação de vários itens do documento foi colocada em reunião realizada com o RH corporativo na última quinta-feira, dia 03.Mediante os questionamentos, a empresa tentou criar quatro blocos de discussão extinguindo ou deixando de lado diversos pontos importantes. Diante da pressão da FNP, a empresa cedeu e marcou a segunda reunião para discussão do PCAC para o dia 14 de maio.O Sindipetro-LP, sabendo do alto grau de importância do assunto e da necessidade de promover o debate com a categoria para enriquecer ainda mais a contraproposta para o plano, convocará a partir deste sábado, dia 5, reuniões setoriais na sede do sindicato.A diretoria, junto com os demais sindipetros da Frente, também está indicando a realização de um ato simbólico para o dia 14, data da reunião com a empresa, para mostrar o desejo da categoria pela melhoria do PCAC. As definições do local e do tipo de mobilização a ser realizada ocorrerão nas setoriais em conjunto com os trabalhadores.Veja agora porque a FNP e o Sindipetro-LP rejeitam a atual proposta do PCAC:I - Argumentações Gerais:1) A empresa propõe aplicação do PCAC somente para os trabalhadores da Petrobrás. Queremos que ele seja estendido para todos os empregados do Sistema Petrobrás.2) Não concordamos com as tabelas diferenciadas (A e B) e congeladas (aposentadas) por entendermos que se trata de pura discriminação e retrocesso.3) No PCAC não constam as descrições das atribuições da cada função. Isso só acontece nos cargos da carreira de operador, onde há, inclusive, conflitos por incluir funções que competem ao caldeireiro. Acreditamos que esse tipo de situação possa ocorrer também nas demais carreiras.4) A proposta é elitista por excluir do ingresso na empresa milhões de brasileiros que não têm formação técnica, quando sabemos que não existem unidades de ensino técnico suficientes para os nossos brasileiros (trabalhadores).5) O modelo apresentado prevê a fusão de profissões regulamentadas. São exemplos os cargos de auxiliar administrativo, assistente administrativo. Essas funções, que não exigem formação técnica, seriam transformadas, junto com as de técnico em contabilidade I e II, em técnico de administração e controle.6) A proposta oficializa a terceirização, porque extingue diversos cargos como copeira, motorista, auxiliar de serviços gerais etc.7) A proposta não repõe as perdas por todos esses anos em que os trabalhadores ficaram sem avanço de nível.8) Exigimos que o piso na tabela seja correspondente ao nível 220, conforme estabelece o ACT 2006/2007.9) A proposta também não contempla o percentual de 5% nas diferenças salariais entre os níveis. Na proposta da empresa esse internível é de 3,8%.II - Argumentações Específicas:A) Exigimos avanço de nível anual para todos retroativo a 1994.B) Denunciamos o retrocesso do número novo correspondente a nível, para trabalhadores do Nível Médio. Pela tabela proposta, muitos níveis retrocederiam. Exemplo: o trabalhador de nível 234 passaria a ser 433.C) Cobramos a implantação do Adicional de Ajuste de Mercado (AAM) em substituição à Vantagem Pessoal para trabalhadores sem periculosidade.D) Reivindicamos a incorporação dos 30% referentes a VP ao salário, (isonomia).E) Questionamos o desrespeito aos conselhos regionais de várias profissões que, em fusão a outras, ganharam nova nomenclatura. É o caso do técnico em enfermagem e do técnico em nutrição que pelo novo plano passariam a ser chamados de profissional de saúde.F) Exigimos tabela única para operação e administração (nível médio e superior).G) Reivindicamos a transparência no novo plano referente às funções e carreiras Y", referentes aos cargos gerenciais, cujos ganhos salariais não são divulgados.Reuniões Setoriais do Turno sobre PCACRPBCGrupo 1 - 08/05 - 15hGrupo 2 - 10/05 - 15hGrupo 3 - 08/05 - 15hGrupo 4 - 11/05 - 15hGrupo 5 - 11/05 - 15hAlemoaGrupo 1 - 08/05 - 15hGrupo 2 - 07/05 - 15hGrupo 3 - 10/05 - 15hGrupo 4 - 14/05 - 15hGrupo 5 - 10/05 - 18hPilõesGrupo 1 - 08/05 - 15hGrupo 2 - 07/05 - 15hGrupo 3 - 10/05 - 15hGrupo 4 - 14/05 - 15hGrupo 5 - 10/05 - 15hMerluzaTodos os embarques de terça-feiraAtenção Setorias do ADM para todas as bases!Unidades RPBC, Pilões, Alemoa, Merluza e UN-BS da Baixada Santista serão convocadas para reuniões setoriais em breve. "