UTGCA: "Aperto" na hora do almoço, assédio o tempo todo

Não está nada fácil a situação dos trabalhadores da UTGCA. Na última semana, os diretores do Sindicato estiveram na unidade, que fica em Caraguatatuba, para conversar com a força de trabalho e identificar algumas demandas e reivindicações. Evidentemente, o Sindicato não saiu de lá satisfeito.

A gerência segue intransigente e de ouvidos fechados para inúmeras solicitações dos trabalhadores. Para piorar, constantemente se apropria das reuniões mensais com os trabalhadores para pressioná-los e praticar assédio moral. Foi o que aconteceu recentemente, quando o gerente presuntinho abordou de maneira grosseira a equipe de manutenção.

Dentre os absurdos ventilados por este chefe, disse aos trabalhadores que não toleraria mais críticas ao churrasco oferecido no mês passado e decretou o fim das discussões sobre o café da manhã para a manutenção - uma antiga reivindicação desses trabalhadores.

Curiosamente, foi este mesmo senhor, o famoso gerente presuntinho, que pouco tempo atrás prometeu solucionar diversos problemas - dentre eles o tema do café da manhã - com a criação da equipe de ambiência. Mais uma vez, percebemos que se tratou apenas de mais uma promessa não cumprida.

Tem rodízio todo dia na hora do almoço!

É isso mesmo. Na UTGCA, não importa o dia e nem o horário (seja 11h30, seja 13h30), diariamente há rodízio nas refeições da unidade. Mas não é de churrasco e nem de pizza. É de trabalhador mesmo, que não consegue sentar pra comer (veja na foto acima). Em uma unidade com centenas de trabalhadores (mais de 200), entre petroleiros diretos e indiretos, a empresa oferece um refeitório com estrutura para 36 pessoas. Um absurdo.

É um verdadeiro "se vira nos 30", com peão se alimentando com pressa para dar lugar àqueles que estão em pé, aguardando um assento. Em uma empresa que se orgulha de ser a maior do país uma unidade, praticamente nova, ter essa estrutura precária é uma vergonha. Uma ampliação urgente do refeitório é uma medida mais do que necessária.