FNP e Petrobrás iniciam nesta semana negociações do ACT

Nesta semana, FNP e Petrobrás se reúnem para iniciar as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2103-2014. As negociações acontecem no Edise, no Rio de Janeiro, entre os dias 21 e 23 de agosto, com a participação dos sindipetros que formam a federação, além da presença de membros das oposições.

Nesta quarta-feira (21/08), serão discutidos os temas relações sindicais; planejamento; recrutamento, seleção e movimentação de pessoal; novas tecnologias; segurança no emprego e terceirização. Na quinta-feira (22/08), benefícios; AMS; Petros; anistia e SMS. Na sexta-feira (23/08), a pauta será salário; vantagens; condições de trabalho e PCAC.

A mesa redonda entre trabalhadores e patronal acontece na semana que antecede o Dia Nacional de Paralisações, que no dia 30 de agosto servirá à categoria petroleira para iniciar a campanha reivindicatória e colocar nas ruas a luta a campanha O Petróleo Tem Que Ser Nosso, tendo como principal bandeira a batalha pela anulação do leilão do pré-sal no Campo de Libra, que a maior entrega já feita do petróleo brasileiro caso se concretize no dia 21 de outubro.

A pauta histórica da categoria, entregue no dia 8 de agosto ao RH Corporativo da empresa, foi aprovada durante o 7° Congresso Nacional da FNP e amplamente debatida nas bases dos sindipetros que formam a federação. No total, são 218 cláusulas (sociais e econômicas) com as mais diversas demandas e reivindicações dos petroleiros. Clique aqui para ler na íntegra a pauta histórica.