Petroleiros aposentados e pensionistas ocupam saguão do Edise (RJ)

Os integrantes do movimento `Ocupa Petrobrás´, que há mais de uma semana estão acampados em frente ao Edifício-Sede (Edise) da companhia, no Rio de Janeiro, ganharam um reforço de peso na manhã desta quarta-feira (02/10): petroleiros aposentados e pensionistas de diversos cantos do país iniciaram uma ocupação no saguão do Edise.

Delegações do Litoral Paulista, São José dos Campos, Rio de Janeiro, além de representantes dos sindipetros Alagoas/Sergipe e Pará/Amazonas/Maranhão/Amapá, iniciaram a ocupação ao meio-dia; eles exigem uma reunião com a presidente da companhia, Graça Foster, para apresentar suas demandas e reivindicações.

A ocupação, seguindo o indicativo da FNP, apresentou dois eixos: o cancelamento do leilão de Libra, agendado para 21 de outubro, e a luta por um ACT digno, sem discriminações, com o fim da tabela congelada e das remunerações variáveis. A categoria está há 17 anos sem aumento real, sendo aposentados e pensionistas as maiores vítimas do arrocho salarial imposto pela política econômica do Governo Federal e da companhia.

Com esta ocupação o clima de luta para o aniversário da Petrobrás, celebrado nesta quinta-feira (03/10), ganha ainda mais peso. Greves, paralisações e atos devem ser realizados nas bases dos 17 sindipetros espalhados pelo país para exigir do governo Dilma a suspensão da entrega do petróleo brasileiro.

No Rio de Janeiro haverá um ato às 12h, que em seguida seguirá em caminhada para a Cinelândia - em apoio à greve dos profissionais em educação. Às 16h haverá ato show na praça XV com apresentação do ator Paulo Betti e shows de Noca da Portela, Wilson Moreira e Jards Macalé, entre outros.

Em Sergipe e Alagoas, os petroleiros estão realizando uma semana de lutas e paralisações como ações da campanha salarial e paralisam as atividades nesta quinta-feira contra a privatização da empresa. Para se ter uma ideia, no dia 1º de outubro já houve mobilização: os trabalhadores da FAFEN paralisaram as atividades por um dia inteiro contra os leilões do petróleo.

No Litoral Paulista, a previsão é de que haja greve na UTGCA (Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba) e paralisação no Tebar (Terminal Almirante Barroso). No Vale do Paraíba, em São José dos Campos, assim como na base do Pará, Amazonas, Amapá e Maranhão, os trabalhadores também devem integrar as mobilizações com atrasos e cortes de rendição.

Veja abaixo as fotos da Ocupação (clique nas imagens para ampliar a visualização)

[gallery link="file" order="DESC" orderby="ID"]