Após pressão, Petrobrás cria grupo para estudar política de valorização dos aposentados

A Petrobrás formalizou a constituição do Grupo de Trabalho para estudar uma política de valorização e reconhecimento dos Empregados Aposentados da Petrobrás. Essa medida é fruto da ocupação encabeçada pela FNP e seus sindicatos no Edise, quando petroleiros aposentados e pensionistas de diversos estados invadiram o saguão do prédio para exigir o fim das discriminações.

Nesta sexta (11),a FNP recebeu o documento PRES - 85/2013, em que a presidenta da Petrobrás, Maria das Graças Foster, informa a criação do GT. Esse foi um compromisso assumido pelo diretor Corporativo e de Serviços, José Eduardo de Barros Dutra, durante a ocupação dos aposentados no saguão do Edise, realizada no dia 2 de outubro. A promessa foi endossado pela própria Foster em reunião com a Federação Nacional dos Petroleiros ocorrida no último dia 8.

Segundo a correspondência recebida pelo sindicato, o grupo de trabalho será composto por Antônio Sérgio Oliveira Santana, Gerente Executivo do RH; Mauricio França Rubem, Diretor de Seguridade da Petros; Marcos Antonio Silva Menezes, Gerente Executivo de Contabilidade; Nilton Antonio de Almeida Maia, Conselheiro da Petros; Lázara Moreira dos Santos, Assessora da Presidência; Nelson Sá Gomes Ramalho, Gerente do Jurídico/JC&S.

A carta informa que este GT deverá apresentar em 45 dias, à Diretoria Executiva, os resultados das análises dos pleitos, e também um Plano de Ação, com um calendário para discussão com todas as entidades sindicais, conforme consta no anexo.

A FNP se colocou a disposição de qualquer dos membros do Grupo de Trabalho para esclarecimentos adicionais, na expectativa de que os aposentados terão reconhecidos os direitos que estão sendo pleiteados há 17 anos. Confira abaixo o documento encaminhado pela Petrobrás.

Fonte: Agência Petroleira de Notícias