Quadro mínimo: atraso de turno na RPBC faz gerência recuar

Mais uma uma vez o Sindipetro-LP mostrou que não está de brincadeira. Na tarde de ontem (07/03), a nossa diretoria atrasou a entrada dos trabalhadores do Grupo 4, da RPBC. O motivo foi pressionar a chefia da empresa que resolveu resolveu trabalhar com o grupo da manhã com o quadro abaixo do mínimo na HDT. A alegação é que uma parte da unidade está parada e assim o quarto trabalhador ficaria sem função. Tal afirmação não é verdadeira porque dificilmente alguém fica parado e se acontecer algum contratempo, o quarto elemento estaria a postos para suprir as demandas.

Como todos já sabem, somos contra a redução do quadro mínimo. Entendemos que isso é uma forma de precarizar o trabalho e economizar colocando a vida dos trabalhadores em risco.

Diante da nossa negativa em recuar e do apoio dos petroleiros, a gerência da RPBC resolveu negociar com o Sindicato. A decisão de reduzir o quadro foi revogada e ainda conseguimos o compromisso que nenhuma outra unidade, da refinaria, passará pelo mesmo problema. Além disso, foi levada à mesa de negociação outra barbaridade que anda acontecendo. Tem trabalhador do administrativo cobrindo turno. Isso não pode e muito menos existe. A desculpa da estatal é cooperação, mas não pensa no que isso implica. E mais uma vez a chefia se comprometeu em acabar com esse desvio de função.

Após o comprometimento da gerência, os trabalhadores se encaminharam aos seus postos de trabalho. Porém, antes disso, foi lembrada a tragédia que aconteceu nessa madrugada. Todos os presentes fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao companheiro Francisco Eduardo, que foi assassinado dentro da refinaria, após um assalto.