Com mais de 60% dos votos, chapa da FNP vence eleição no Sindipetro-RJ

Após uma longa e cansativa apuração, que começou nos últimos minutos de quinta-feira (08/05) e se estendeu até as primeiras horas desta sexta-feira (09/05), a última cédula contabilizada pela Comissão Eleitoral confirmou a vitória da Chapa 1 na eleição do Sindipetro-RJ.

Apoiada pela FNP, a Chapa 1 - formada pela atual direção e por novos ativistas da base - derrotou a chapa fupista por 1.032 votos (62,99%) contra 609. Está agora sob sua responsabilidade dirigir as lutas da categoria pelos próximos três anos. Na eleição que aconteceu simultaneamente para escolha do Conselho Fiscal outra vitória expressiva da chapa, 1 que totalizou 1.057 em contraposição aos 658 da chapa 2.

O resultado foi obtido com vitória na maioria das 40 urnas espalhadas pela base durante os quatro dias de votação. Nas unidades da Transpetro, por exemplo, a vitória foi alcançada com larga vantagem - 130 votos contra 61. Outro resultado bastante significativo foi a vitória nas urnas do Edise, o maior colégio eleitoral dos trabalhadores da ativa. A Chapa 1 teve 176 votos, contra 157 da chapa fupista.

A campanha da Chapa 1 foi marcada, principalmente, pela defesa de um sindicato independente da empresa e do Governo. Esta bandeira ganhou relevância ainda maior neste ano, pois foi apontada - corretamente - como o principal instrumento da categoria para defender a Petrobrás dos ataques da direita e da grande imprensa.

A categoria entendeu o recado e afastou do Sindicato, mais uma vez, aqueles que "defendem" a companhia tentando jogar para debaixo do tapete a sujeira. A política do silêncio, da falsa defesa da companhia para blindar o governo e, assim, manter os cargos gerenciais na companhia, foi repudiada pelos trabalhadores.

Em todos os materiais, os companheiros também foram enfáticos em apontar a bandeira histórica por uma Petrobrás 100% Estatal, a serviço do povo brasileiro, como a única maneira de livrar a empresa não apenas da corrupção, mas principalmente da privatização.

Com uma renovação de quase 40% em seus membros, a direção eleita chega com fôlego novo para atuar frente aos desafios que já batem à porta. Não serão poucas as tarefas, uma vez que se soma à crise vivida pela empresa os ataques promovidos aos trabalhadores por meio do PROCOP e o consequente aumento da insegurança, assédio moral e jornadas exaustivas.

A FNP parabeniza os companheiros da Chapa 1 e, mais ainda, as petroleiras e petroleiros que participaram do processo eleitoral, depositando o seu voto. Este resultado é fundamental para o destino da categoria em todo o Brasil, pois fortalece a batalha pela construção de uma nova direção para o movimento sindical petroleiro.

Os ventos de junho sopram sobre a classe trabalhadora brasileira, que se levanta contra os ataques patronais com força cada vez mais explosiva. Os garis do Rio de Janeiro, os operários do Comperj, os trabalhadores da construção civil do pólo industrial de Cubatão, os rodoviários de Porto Alegre e do Rio de Janeiro, os professores de São Paulo, enfim, diversas categorias demonstram que é preciso lutar e que é possível vencer.

Agora, é a hora dos demais trabalhadores seguirem o mesmo caminho, se colocando em luta e elegendo em suas bases direções de luta, que não vendem direitos em troca de privilégios. Aos companheiros do Norte Fluminense, que neste momento também estão em eleição e decidem o futuro do seu sindicato, fazemos um chamado: votem na Chapa 2, na Oposição Unificada, apoiada pela FNP. Temos a oportunidade de transformar 2014 em um ano histórico!