Todo apoio à greve dos metroviários! Nota de solidariedade da FNP

Em greve desde o último dia 5 de junho, os metroviários da cidade de São Paulo realizam uma mobilização histórica que se enfrenta com a truculência do Governo Alckmin e da Justiça, mais uma vez a serviço dos ricos e poderosos.

Mesmo com toda a campanha midiática contra o constitucional direito de greve desses trabalhadores, o apoio popular à luta dessa importante categoria é nítido. Neste sentido, nós petroleiros, que sentimos na pele durante a greve de 1995 o papel nefasto da Justiça em favor da Petrobrás, não poderíamos deixar de prestar nosso apoio irrestrito à greve legítima dos metroviários.

Nesta segunda-feira, 9 de junho, a greve dos metroviários entra em seu quinto dia com uma nova ofensiva do governo tucano: repressão policial, prisões arbitrárias dos ativistas e a demissão (por justa causa) de no mínimo 60 trabalhadores. Em plena democracia exercer o direito de greve é crime.

Assim como os petroleiros, com perdas salariais que já superam a casa dos 40%, os metroviários também sofrem com um achatamento em seus ganhos que já acumula perdas reais de salário de 35%. Além disso, sofrem com o não pagamento dos adicionais de periculosidade, com a falta de um plano de carreira sólido, entre outros problemas, como o sufoco permanente de trabalhar em um clima permanente de sufoco. O drama e caos vivido pela população diariamente, não apenas em dias de greve, também atinge esses companheiros.

Entendemos que a luta dos metroviários é também a nossa luta, a luta do conjunto dos trabalhadores, da juventude, dos movimentos sociais e de todos os ativistas que se rebelam contra as injustiças sociais. E, ao contrário de 1995, os metroviários não estão sozinhos. Naquela época, não conseguimos sensibilizar a maior parte da população para a nossa legítima luta. Além disso, não tínhamos um cenário favorável à classe trabalhadora.

Hoje, é diferente. A greve dos metroviários está inserida num contexto de grande efervescência, com lutas em todos os cantos do país. Rodoviários do Rio de Janeiro e de São Paulo, garis do Rio de Janeiro, operários do Comperj, enfim, uma série de lutas que cobram melhores condições de trabalho e melhores salários.

Os ventos das jornadas de junho ainda sopram sobre a classe trabalhadora brasileira. A vitória da greve dos metroviários é decisiva para que esse ciclo não se feche e ganhe um novo impulso. Esse é o medo do governo paulista: abrir um precedente de greves vitoriosas, deixar com que os trabalhadores acreditem em sua própria força.

Os metroviários podem vencer, mas para vencer é fundamental o apoio de toda a população e entidades de classe! Nós, da FNP, apoiamos essa legítima greve e prestamos nossa incondicional solidariedade. Até a vitória!