Eleições na CIPA: é hora de reafirmar a velha máxima: peão vota em peão!

Estamos em processo de eleição em várias CIPAS do Litoral Paulista.Se no pleito eleitoral para o Executivo e Legislativo temos que ter muita atenção em quem votamos e damos nossa confiança, o mesmo vale pra CIPA, pois votar é dar um voto de confiança naquele ou naquela que achamos capaz de nos representar. E é neste ponto que esta diretoria quer chamar atenção.

Votar com com consciência não é votar por amizade e sim por competência, não é votar por beleza e sim por capacidade de atuação, é votar por quem está do mesmo lado que você. Trabalhador tem que votar em quem representa os interesses da classe.

A CIPA, como é de conhecimento de todo trabalhador, é composta por membros eleitos pelo voto direto da categoria e por indicados da empresa. O presidente é indicado pela empresa e o vice é escolhidos entre os eleitos.Neste ano, podemos constatar que o número de gerentes e funcionários com cargo de confiança ou comissionados se candidatando para o pleito é muito alto. Logicamente, eles têm o direito de participar do processo, porém não podemos deixar de pontuar que eles estão se candidatando em nome da empresa. Sendo assim, não terão compromisso com o trabalhador, com o chão de fabrica, pois seguem a cartilha da pseudo-confiança irrestrita e sem questionamentos dos seus superiores.

Acordar é preciso, todos os anos o embate nas CIPAS é importante para a continuidade de melhorias referentes à saúde e segurança do trabalhador. Se já é dificil com pessoas capacitadas e comprometidas, o que podemos esperar se esta comissão bipartite for afetada por esta manobra da empresa?

Este fato é bem claro na RPBC. Basta verificar com um pouco de atenção os nomes que facilmente é possível identificar vários gerentes, eventuais de gerentes, CTO e asseclas na disputa para o pleito 2014/2015. Outro ponto nesta questão é que se eles não forem eleitos pelo voto direto do trabalhador, a própria empresa irá indicá-los para composição da CIPA. Então, então não tem erro; participarão da gestão conforme ocorreu no pleito anterior.

Votar consciente é preciso. Temos um ambiente laboral complexo que envolve periculosidade e insalubridade nas suas três formas, sejam elas físicas, químicas ou biológicas - sem contar a penosidade do trabalho em turno de revezamento. Isto requer comprometimento e principalmente autonomia para fazer valer e cobrar da empresa o cumprimento das legislações, normas e regulamentos referentes à saúde e segurança do trabalhador e denunciar se assim for o caso. É de longa data que este Sindipetro denuncia os descumprimentos e mazelas gerenciais em Plataformas, Terminais, prédios, e refinaria. Por fim, vamos usar um dos princípios da Petrobrás:

SEJA CONSCIÊNCIA EM AÇÃO" para votar nos candidatos que realmente representam o trabalhador."