FNP engrossa a luta por melhorias para os inspetores de segurança

Não é novidade nenhuma que o inspetores de segurança interna lutam a muito tempo para serem reconhecidos dentro do sistema Petrobrás. Desde 2007, esses trabalhadores estão buscando fazer parte do PCAC de forma digna. O que acontece na realidade é que a federação governista, que se diz representante desses petroleiros, ao invés de reabrir o PCAC e tentar melhorar a situação, elaborou, junto a empresa, um projeto de retenção de empregados (aceleração de Junior) que é tão ruim quanto o Plano de Cargos.

Isso não tem lógica nenhuma e demonstra mais uma vez que esses dirigentes não pensam nem um pouco em melhorias para a categoria. Haja vista, que em 2007, essa mesma federação participou da Comissão de Estudos, junto ao RH da empresa, na condução do PCAC. E para a surpresa dos inspetores foi atestado que a função era a melhor remunerada dentre as empresas de segurança patrimonial do país, o que acabou jogando uma pá de cal na esperança de todos.

Esse quadro de abandono é lastimável. Além desse embate, existe uma queixa constante de redução e precarização das condições de trabalho num setor bastante aparelhado por ex-sindicalistas, que teoricamente conhecem as dificuldades da classe trabalhadora.  Todos esses fatos, mais uma vez comprovam que a FUP usa sempre a mesma política de puxar a sardinha para o lado da empresa e nunca dos trabalhadores. Diante desse quadro, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), tomou a frente dessa batalha. No ano passado, pressionou a empresa para fosse feito um novo estudo para melhorar a condição dos ISI´s. Os dirigentes da estatal se prontificaram a reavaliar a situação desses companheiros, mas a realidade foi bem diferente. O novo estudo não contemplou a real necessidade desses trabalhadores e a FNP rechaçou mais uma vez esse tipo de conduta.

Nos dias 21 e 22 de agosto, os representantes da FNP sentarão à mesa de negociação junto ao RH da Petrobrás, no Rio de Janeiro, para discutir o ACT e exigirão mais uma vez que esse problema seja solucionado. Além disso, levará junto com nossos representantes sindicais, companheiros representantes desse setor para expor a situação. A categoria é uma só e deve ser tratada da mesma forma.