Reunião da FNP com Dutra garante parcelamento de 12 a 18 meses referente a devolução de pagamento em duplicidade feita pela Petros

A comissão da FNP que representa os aposentados que ocuparam o edifício sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro, na semana passada, a espera de uma reunião com a presidente da estatal, Graça Foster, foi recebida na sala de imprensa da empresa para falar com o diretor do Corporativo e de Serviços, José Eduardo de Barros Dutra.

Dos itens reivindicados, somente os pagamentos dos níveis 2004, 2005 e 2006 foram incluídos no ACT de 2014-2015, onde a empresa se comprometeu a envidar esforços junto a Petros para que a entidade pagasse a dívida dos aposentados que já entraram com ação e ganharam, para os que estavam com ações em andamento e os que ainda não entraram na justiça, para de a concessão dos benefícios.

Marcada para as 10h desta terça-feira (7), o grupo, composto por diretores dos Sindicatos da FNP, Aepet, Fenaspe, Ambep, Astaipe e advogados das instituições que representam os petroleiros da ativa e aposentados, passaram as cobranças da categoria e que já haviam sido discutidas no Grupo de Trabalho, instituído em outubro de 2013 e extinto em janeiro de 2014 pelos analistas da empresa. Entre outras reivindicações, a categoria pedia o fim da política de remuneração variável, ganho real de salário para toda categoria e percentuais relativos às RMNRs dos ACTs de 2007 a 2012.

Dutra e o RH corporativo ouviram os representantes, que criticaram a postura da empresa, e em particular de alguém do alto escalão que proibiu a entrada de colchonetes para os aposentados durante a ocupação, obrigando-os a passarem a noite no chão frio.

Outra reivindicação pedia que a empresa contemplasse os aposentados por igual nos ACTs, sem distinção com o pessoal da ativa. A FNP quer também que os pagamentos de níveis sejam feitos a todos, mesmo para aqueles que perderam a ação na justiça.

Depois de ouvir todas as propostas dos representantes dos trabalhadores, o diretor do Corporativo disse que o que havia sido acordado entre a categoria deveria ser seguido, o que foi rebatido pelos presentes, que lembraram Dutra que os pagamentos dos níveis já havia sido incluído no regulamento da Petros BD, no artigo 41 e não cumprido.

O aumento das parcelas referente ao pagamento em duplicidade feito pela Petros aos aposentados e pensionistas foi uma conquista da FNP nesta reunião. A devolução do valor será dividida em no mínimo 12 e no máximo 18 parcelas, dependendo da renda do assistido pela instituição, de forma que não comprometa a renda consignável.

Ficou claro para a FNP, como também reconheceu Dutra e o RH, que seria possível mais avanço nas negociações se a proposta da empresa não tivesse sido aprovada pela categoria. A manifestação dos aposentados e pensionistas no edise foi uma mostra da garra da categoria, representada pelos seus antecessores, que desde o começo da Petrobrás já brigavam para garantir os direitos, hoje usufruídos por todos os funcionários do Sistema Petrobrás.

Foi com a organização do primeiro seminário dos aposentados e pensionistas da FNP, com os "rolezinhos", ocupação do edise e com a pressão dos ativos nas unidades, que se solidarizaram com a causa dos aposentados, que a reunião foi marcada. A ativa deve a eles um engajamento mais contundente no próximo ACT. A luta de hoje dos aposentados será a do pessoal da ativa no futuro, sendo que muitos que aderiram o PIDV já sentem a dura realidade de só terem a aposentadoria para receber no começo do mês.