Petrobrás quebra acordo de PLR com a categoria

A empresa quer vincular o pagamento da 2ª parcela da PLR ao PCACMais uma vez a Petrobrás esquece dos direitos da classe trabalhadora, pensando apenas nos seus interesses capitalistas, destruindo as forças produtivas. Durante a última reunião conduzida pelo RH da empresa (19), a Frente Nacional dos Petroleiros cobrou um calendário para discutir separadamente o PCAC, a PLR e o acompanhamento do ACT.Ficou constatado que a Petrobrás quer rasgar o acordo assinado em janeiro com os petroleiros, adiando a discussão da PLR pela categoria.Para o Sindipetro-LP a atitude da companhia representa um total desrespeito aos maiores produtores de recursos energéticos estratégicos do país, uma vez que o Conselho de Administração já aprovou o pagamento aos funcionários.Lembramos que o Plano de Cargos vem sendo discutido desde 2003, mas só agora a empresa apresentou uma proposta e que de fato, não atende os anseios da categoria. Recordamos também que em janeiro deste ano, quando foi pago um adiantamento da PLR, houve um acordo prevendo que o restante do pagamento seria efetuado no próximo mês (julho). Não podemos deixar que a empresa queira utilizar o PCAC como moeda de troca.Durante a reunião, a FNP entregou ao RH o resultado das assembléias, que rejeitaram quase por unanimidade a segunda proposta do PCAC e também foram reiterados os 16 itens da pauta, uma vez que a empresa atendeu somente alguns deles.A Frente Nacional dos Petroleiros solicitou um mapa com todos os 50.075 trabalhadores da Petrobrás, com seus respectivos cargos e níveis, distribuídos por tempo de casa. Um PCAC único para todo o Sistema Petrobrás foi novamente reivindicado pelos representantes da Frente, mas o gerente de Relações Sindicais, Jorge Cândido lembrou que a proposta é de um PCAC somente para os funcionários do holding.Assim como Diego Hernandes gerente de RH, tem afirmado, o PCAC passa a ser uma referência para as subsidiárias. Ele acrescenta que não haverá uma terceira proposta de Plano de Cargos para a categoria.O Sindipetro-LP e todos os sindicatos que integram a FNP não aceita uma tabela nova para aposentados, por entender que isso só trará prejuízos a estes trabalhadores.Além desta questão, outras reivindicações da Frente foram a carreira solo para os biólogos e valorização dos vigilantes.