Vazamento nas proximidades da RPBC causa forte odor

O início da manhã desta sexta-feira começou bem atribulado em Cubatão. Um forte odor de produtos químicos foi sentido em toda a área da RPBC . O cheiro de ácido sulfúrico (H2SO4)  se alastrou por boa parte da região. Segundo informações obtidas junto a gerência e SMS da unidade, e de associados, o vazamento ocorreu em uma das empresas situadas no Polo Petroquímico e não na Refinaria como foi divulgado em alguns veículos de comunicação.

Diante disso, algumas áreas foram evacuadas, inclusive o centro administrativo. Por volta das 11h foi avaliada a situação e os petroleiros voltaram aos seus postos de trabalho.

Embora o quadro de SMS trabalhe com menos pessoal do que o necessário para atuar em eventos como o desta sexta-feira, a equipe agiu rápido na análise, e a ação de evacuação da área foi a mais correta. O SMS evacuou a área leste, inclusive com a saída dos operadores, retirou os trabalhadores da obra da nova unidade, da termoelétrica Euzébio Rocha, do centro administrativo e das oficinas de manutenção.

Segundo a Prefeitura de Cubatão, cerca de 70 pessoas foram atendidas no Pronto Socorro Municipal da cidade, além de outras 12 que foram encaminhadas para o Hospital Ana Costa, que funciona no município, com sintomas de intoxicação. O Sindipetro-LP, representado por seus diretores, continua acompanhando de perto o caso e assim que obtivermos mais informações divulgaremos no site.

Atualizado às 16h36