Sindipetro-LP questiona RH regional sobre dia do desembarque e outros assuntos de SMS das plataformas

A diretoria do Sindipetro-LP se reuniu com representantes do RH local, para tratar de assuntos de SMS, que preocupam trabalhadores embarcados e cobrou ainda outras demandas da categoria, que aguardam solução.
Dia do desembarque: Após o retorno do apontamento do dia do desembarque (-0,5) algumas situações foram criadas por conta do entendimento do RH-Juridico da UO-BS, por exemplo, estão condicionando o apontamento aos embarques regular e completo dos trabalhadores, bem como não estão pagando as horas de espera em caso de desembarque após horário de embarque. Questionamos os dois casos, pois um afronta a sentença judicial referente ao retorno do dia do desembarque e o outro ao próprio padrão de frequência da unidade como segue abaixo:
6.4.2 Dia do Desembarque ao término do período de trabalho
6.4.2.1 Dia de desembarque é o dia em que o empregado deixa o local de trabalho (sondas, campos terrestres, plataformas ou equipes sísmicas).
6.4.2.2 O desembarque dos empregados deverá ocorrer no mesmo horário em que foi
Programado o embarque. Não sendo possível, deverá ocorrer no primeiro meio de transporte disponível. O intervalo de espera será ajustado como crédito de horas para compensação (código2014) se o saldo real de horas/folgas estiver negativo, ou pago como hora extra na folga (código2026) se o saldo real de horas/folgas estiver positivo.
PDRH 2015: Foi informado que os Geplat´s farão palestras para informar a força de trabalho quanto à programação deste ano, vamos conferir. Também foi passada a informação que em 2014 foram realizadas 2085 horas de cursos não normativos só em Mexilhão. Estranho, pois esta é uma queixa dos trabalhadores, a necessidade de cursos para aprimoramento.
PMXL
Brigada de Incêndio: Foi solicitado pelo sindicato um canal para discussão com os brigadistas sobre as formas de combate em eventuais cenários de vazamento de gás. Já houve está ocorrência na unidade e com o recente acidente no FPSO Cidade de São Mateus alertamos para a pertinência do tema.
Permissão para Trabalho: Com o advento da célula de programação, pedimos ao SMS modificar a forma como vem sendo validado as APN-2. Entendemos que a participação do emitente, sobretudo para serviços com maior complexidade, seria um ganho no momento da efetiva liberação. Lembramos ainda sobre as recentes modificações no formulário de PT que não foi precedida de nenhuma explicação.
Denúncia
PMLZ
Dessa forma solicitamos a regularização desta situação. Se existe a necessidade de cinco supervisores, que a empresa os nomeie e acabe com a clandestinidade, fato inclusive impactante no ANPR, pois o supervisor interino concorre com os demais trabalhadores sem cargo de chefia.
BDVs

A diretoria do Sindipetro-LP se reuniu com representantes do RH local, no último dia 20, para tratar de assuntos de SMS, que preocupam trabalhadores embarcados e cobrou ainda outras demandas da categoria, que aguardam solução.

Dia do desembarqueApós o retorno do apontamento do dia do desembarque (-0,5) algumas situações foram criadas por conta do entendimento do RH-Juridico da UO-BS, por exemplo, estão condicionando o apontamento aos embarques regular e completo dos trabalhadores, bem como não estão pagando as horas de espera em caso de desembarque após horário de embarque. Questionamos os dois casos, pois um afronta a sentença judicial referente ao retorno do dia do desembarque e o outro ao próprio padrão de frequência da unidade como segue abaixo:

6.4.2 Dia do Desembarque ao término do período de trabalho

6.4.2.2 O desembarque dos empregados deverá ocorrer no mesmo horário em que foi programado o embarque. Não sendo possível, deverá ocorrer no primeiro meio de transporte disponível. O intervalo de espera será ajustado como crédito de horas para compensação (código2014) se o saldo real de horas/folgas estiver negativo, ou pago como hora extra na folga (código2026) se o saldo real de horas/folgas estiver positivo. O nosso departamento jurídico já esta avaliando este caso e irá tomar as providências necessárias.

PDRH 2015Foi informado que os Geplat´s farão palestras para informar a força de trabalho quanto à programação deste ano, vamos conferir. Também foi passada a informação que em 2014 foram realizadas 2085 horas de cursos não normativos só em Mexilhão. Estranho, pois esta é uma queixa dos trabalhadores, a necessidade de cursos para aprimoramento.

PMXLEscala Definida: Discutido deslocamento de escala dos mantenedores para cobrir efetivo objetivando não pagar HE. Expusemos que os trabalhadores com escala definida têm seus embarques e respectivas folgas previamente programadas, não podendo haver mudanças ordinárias, como férias, para coberturas a não ser em casos de relevância operacional. O RH nos informou que brevemente a escala será registrada no SAP R3 e que verificará estas ocorrências.

Brigada de Incêndio: Foi solicitado pelo sindicato um canal para discussão com os brigadistas sobre as formas de combate em eventuais cenários de vazamento de gás. Já houve esta ocorrência na unidade e com o recente acidente no FPSO Cidade de São Mateus alertamos para a pertinência do tema.

Denúncia

PMLZSupervisores: Foi discutido o quadro de supervisores da plataforma, uma vez que oficialmente existem três vagas, porém na pratica atuam mais dois interinos, ou seja, um supervisor para cada grupo sendo os interinos operadores indicados pela gerência.

BDVsVolta o problema das BDVs, impactando na segurança das operações. Todas que foram instaladas na ultima parada estão travando e algumas não abrem. Existe uma solução alternativa que ainda não foi oficializada. Segundo informações, as válvulas antigas estão em manutenção em terra e devem retornar.