Benefício farmácia e SMS: Muitos problemas e soluções paliativas

O Sindipetro-LP, em reunião com o corporativo da Petrobrás e os Sindicatos da FNP, no edise, Rio de Janeiro, levou a reclamação da categoria sobre o novo benefício farmácia, que desde o dia 28 de março está sob contrato com a empresa Global e têm apresentado muitos problemas.

Segundo os responsáveis pelo benefício farmácia, os problemas estão sendo causados pela implantação do sistema e nos próximos dias o benefício começará a funcionar normalmente. Logo que a AMS anunciou a mudança da contratada, o site da AMS sofreu picos de acessos, que travaram o sistema. Em 13 dias, pouco mais de 38 mil petroleiros fizeram o recadastramento.
O novo benefício tem 3812 farmácias disponíveis, em 435 cidades. Em Santos, mais de 21% dos atendidos pelo benefício fizeram o recadastramento. O diretor do Departamento de Aposentados e Pensionistas (DAP), Gervázio Fernandes e o diretor do Sindicato, Ademir Parrela, falaram sobre os problemas que estão preocupando os petroleiros, como dificuldades de acesso ao site, que apresenta conflitos no preenchimento do formulário e perguntas muito específicas, como posologias administradas no tratamento. A FNP relatou casos semelhantes no Rio de Janeiro, São José dos Campos, Bahia, Alagoas, Sergipe, Amazonas. Em todos os locais onde estão os Sindicatos da federação os problemas foram semelhantes.
O cadastro deve ser feito pelo site da AMS (https://ams.petrobras.com.br/portal/ams/beneficiario/beneficio-farmacia-global-saude.htm), mas o sistema é de difícil acesso e com poucos recursos visuais que facilitem o registro. O passo a passo é extenso e mais confunde que explica. Segundo técnicos da empresa, o site passará por mudança que facilitarão o atendimento. Os Sindicatos cobraram a melhora imediata do cadastro, pois muitos usuários, dos mais novos aos mais velhos, tiveram as mesmas dificuldades.
As dificuldades são tantas, que quase vitimaram fatalmente três petroleiros em Santos, devido à falta de medicamentos, antes vendidos no contrato antigo, mas que aparecem no cadastro da Global como não permitidos. Ao não encontrarem os medicamentos, os trabalhadores passaram mal e tiveram que ser levados ao hospital, para que pudessem ser medicados. Cobrados sobre essa limitação, a Global e a Petrobrás disseram que não haverá limites para os medicamentos com receita médica e todos poderão ser adquiridos pelo benefício. Em casos de falta na rede, a Global irá reembolsar o beneficiário.
Para os tratamentos contínuos, a venda será de acordo com o receituário prescrito pelo médico. Para continuação do tratamento o beneficiário terá que ir todo mês à farmácia, ou poderá agendar o recebimento do remédio pelo site da AMS.
O contrato atenderá mais de 800 mil beneficiários, entre primeirizados e seus dependentes. A Global receberá da Petrobrás um mínimo de R$ 42,42 por cada petroleiro, ativos e aposentados.
O valor significativo, dá direito a um serviço de qualidade e é isso que os Sindicatos da FNP cobraram. Os diretores do Sindipetro-LP solicitaram que a Global envie equipes da empresa para que orientem os beneficiários, ajudando-os no cadastramento no novo sistema. Para isso, disponibilizaram espaços no Sindicato, tanto na sede em Santos, como em São Sebastião e em Caraguatatuba para atenderem quem tiver dúvidas. Os usuários receberão o cartão do benefício farmácia da Global, que logo será enviado aos petroleiros.
As principais redes que atendem o benefício farmácia são:
Raia Drogasil
Pague Menos
Farmácia Santana
Drogasmil
Drogaria Galanti
Drogaria Tamoio
Drogaria Isalvo Lima
Farmácia Extrafarma
Drogaria Globo
Farmácia Silva Rocha
Em casos de dificuldades com o benefício farmácia ligue: 0800-287-2267. Caso não consiga resolver seu problema, procure o Sindipetro-LP, que tomaremos providências.
Mais uma conquista
SMS
No Litoral Norte, vazamentos e incidentes tem alertado a força de trabalho de São Sebastião e Caraguatatuba. No último incidente na UTGCA, um trabalhador ficou ferido, após ter sido atingido por uma tubulação, que foi projetada para cima, atingindo o petroleiro na região do tórax. A máquina tem um automatismo e não estava bem presa ao chão. O diretor Márcio Gomes cobrou que a Petrobrás abra a CAT de afastamento do trabalhador, que após o acidente foi mandado para a casa para, segundo a empresa, acalmar sua família que estava preocupada. Uma comissão, formada por membros da Cipa, empresa e Sindicato está apurando o caso.
A FNP falou da síndrome do prédio doente, que acomete os trabalhadores do ADM, que pouco sabem sobre os problemas a que estão submetidos. A exposição constante ao ar-condicionado, carpetes e longas horas em frente ao computador causam problema sérios à saúde. A Petrobrás fará um estudo específico sobre os problemas encontrados nos prédios.
O Sindipetro-LP relatou a falta de treinamento para alguns fiscais das FPSOs da bacia de Santos. Segundo relatou um fiscal, lhe faltou treinamento, sendo que o próprio buscou formação para poder exercer sua função melhor.
Demanda
O Sindipetro falou também das baias de carregamento de GLP que nunca foram comissionadas e estão em funcionamento a mais de três anos. A descoberta aconteceu, quando uma comissão, que investigava um incidente, consultou informações de equipamentos e constataram que não haviam sido vistoriados pela empresa fabricante. Segundo a Petrobrás, os fabricantes estão sendo contatados e que alguns equipamentos estão adequados.
O corporativo tem demonstrado interesse em resolver os problemas da categoria, mas parece que os empecilhos apresentados são deliberadamente para desestimular a participação do trabalhador com as questões da empresa.
Falta punição para gerentes que utilizam de seus privilégios para tripudiar sobre os trabalhadores, mantendo climas insuportáveis nas unidades. A FNP quer que os Sindicatos façam parte da ouvidoria da empresa, pois o que é encaminhado não parece avançar nas investigações.

O cadastro deve ser feito pelo site da Global Saúde. A data final para cadastramento é até o 31 de maio. Os petroleiros reclamam também que muitos estabelecimentos não têm aceitado o cartão da AMS e há relatos de limites baixos para a compra de remédios.

As principais redes que atendem o benefício farmácia são:Raia DrogasilPague MenosFarmácia SantanaDrogasmilDrogaria GalantiDrogaria TamoioDrogaria Isalvo LimaFarmáciaDrogaria GloboFarmácia Silva Rocha

Mais uma conquistaEm breve, aa cidade de Santos contará com a cobertura de mais uma clínica especializada em hematologia. No Litoral Paulista havia somente uma profissional cadastrada, o que fazia com que o usuário demorasse para ser atendido. O cadastramento está em andamento e foi uma cobrança do Sindicato, pois muitas pessoas solicitaram este atendimento na região.

SMSO corporativo do SMS apresentou resultados de estudos sobre acidentes no Sistema Petrobrás. Os dados mostram que o número de acidentes cresceu de 2012 a 2014, em comparação a outras empresas petroleiras.

DemandaA Petrobrás providencia o conserto do carro de bombeiros, que está parado no Tebar por falta de manutenção. A reivindicação da categoria foi encaminhada para o Sindipetro-LP, que colocou o problema à mesa.