Em visita ao Litoral Norte, diretores liberados de Santos reforçam chamado à assembleia

Nesta quarta-feira (15/07), Adaedson Costa e Marcelo Juvenal - diretores liberados de Santos - estiveram ao longo do dia no Litoral Norte e aproveitaram a visita para convocar a categoria à assembleia que será realizada na próxima segunda-feira (20). Os trabalhadores irão decidir sobre a aprovação ou não do estado de greve contra a venda de ativos.Na parte da manhã, os diretores estiveram na Delegacia Sindical de Caraguatatuba e na UTGCA, onde puderam conversar com alguns companheiros da manutenção na área, além de realizar uma roda de conversa na CCI com os trabalhadores da operação sobre diversos temas. Além dos informes sobre os principais problemas enfrentados pelo sindicato regionalmente, os diretores aproveitaram a ocasião para alertar a categoria sobre a crise que vive a companhia e a necessidade de lutar contra a venda de ativos de maneira unificada.Na UTGCA, por exemplo, o plano de desinvestimentos tem efeitos concretos sobre a rotina dos trabalhadores. A ampliação da unidade em número de empregados não foi acompanhada por uma adequação de sua estrutura, que abriga diversos paliativos. O restaurante, insuficiente para o número total da força de trabalho, teve sua ampliação garantida no improviso: com contêineres. O mesmo ocorre com os vestiários, disponíveis em número inferior ao que a realidade exige. A saída foi a mesma: contêineres.Aparentemente problemas pontuais, esses dois casos demonstram como os efeitos da crise da empresa estão sendo despejados nas costas dos trabalhadores, inclusive na forma de condições inadequadas de trabalho.Já no período da tarde, os diretores se dirigiram até São Sebastião, onde visitaram as instalações provisórias do Sindicato, que ficam em uma sala comercial na Av. Guarda Mor Lobo Viana, 421, sala 08, no Centro. A sub-sede do sindicato está temporariamente fechada para reforma e assim que for concluída a obra em curso o atendimento voltará a ser realizado na sub-sede. Em conversa com o diretor liberado Douglas, puderam ouvir dele as principais demandas da unidade e do próprio sindicato nesse início de mandato.O objetivo da atual gestão é garantir, no mínimo, uma visita mensal dos diretores liberados de Santos ao Litoral Norte. Mês que vem, por exemplo, iremos dedicar boa parte do tempo para visitar o Tebar e os demais setores da UTGCA que não pudemos visitar hoje. A intenção é garantir uma atuação sindical cada vez mais unificada em todo o Litoral Paulista", explicou Adaedson, coordenador-geral do Sindicato.Para Juvenal, neste início de gestão essa dinâmica é ainda mais importante. "Ao mesmo tempo em que aproveitamos para nos apresentar aos trabalhadores que ainda não nos conhecem, usamos essas visitas para ouvir bastante a base. Quanto mais coletiva nossa elaboração, menores as chances de cometermos erros"."