Sindipetro-LP orienta que petroleiros não se inscrevam na EOR

RPBC

Como todos sabem, a adesão à Equipe Organizacional de Respostas (EOR), conhecida popularmente como Brigada de Emergência, é voluntária. Por isso, a formação de sua equipe é feita mediante inscrição junto à força de trabalho.

Aqueles que se dispõem a colaborar com a empresa em uma atividade que coloca os seus membros na linha de frente em situações de risco têm um único benefício como contrapartida: uma folga anual.

No entanto, mesmo presente no padrão da empresa, esse direito mínimo vem sendo desrespeitado e negado pela gerência da RPBC aos companheiros brigadistas. Um absurdo. Soma-se a isso outro compromisso que vem sendo burlado pela gestão da refinaria, que afeta toda a operação: o descumprimento do acordo de abono da zero hora quando existe a dobra de turno das 7 às 15h. Não precisamos nem reafirmar a importância deste acordo para a segurança dos trabalhadores, uma vez que o índice de assaltos e violência na Anchieta/Imigrantes, que dá acesso à refinaria, é altíssimo. Isso sem falar na própria insegurança durante a madrugada em cada ponto de ônibus onde ficam os trabalhadores.

Diante disso, entendemos que não há razões para colaborar com a empresa quando temos como contrapartida o descumprimento de padrões e acordos. Hoje, em nossa opinião, se inscrever na EOR é apertar as mãos de quem nos passa uma rasteira. Não se trata de vingança, ou qualquer gesto do tipo, mas sim de preservação de nossa dignidade e de demonstração de indignação.

Portanto, companheiros e companheiras, sejam velhos de casa, sejam novos, orientamos que nenhum petroleiro se inscreva na EOR até que as duas inconformidades citadas acima sejam equacionadas pela gerência da refinaria. Para que esta orientação seja amplamente divulgada na categoria, pedimos que este informativo seja afixado nos murais de cada local de trabalho.