Comissão Eleitoral inicia processo para eleger representante dos empregados

Eleição CA

Inscrição das chapas eleitorais começa em 4 de janeiro. Empregados devem escolher representante e respectivo suplente. Votação em primeiro turno ocorrerá de 23 a 31 de janeiro.

Representantes da companhia e dos sindicatos realizaram, nesta segunda-feira (21/12), a reunião de instalação da Comissão Eleitoral para o processo que elegerá o representante dos empregados no Conselho de Administração (CA) da Petrobrás.

A comissão eleitoral possui 12 integrantes, com seis representantes indicados pela companhia e seis dos sindicatos, sendo presidida pelo gerente de Relações Institucionais do RH. Cabe à comissão organizar e conduzir todo o processo eleitoral, atuando como órgão disciplinador e decisório.

Cronograma
As inscrições de candidatos acontecem de 4 a 8 de janeiro. A votação em primeiro turno ocorrerá de 23 a 31 de janeiro. O resultado será divulgado no dia 1 de fevereiro. Caso nenhum dos candidatos obtenha mais da metade dos votos válidos, a eleição terá segundo turno, com período de votação de 20 a 28 de fevereiro.

Candidatura
Em julho deste ano, a Assembleia Geral Extraordinária aprovou mudanças no Estatuto Social da companhia. Assim como os representantes eleitos pelos acionistas, o representante dos empregados no CA passa a ter um suplente. Cada chapa, formada pelo candidato e respectivo suplente, terá um número, cuja escolha será feita no momento da inscrição.

Estão aptos a se candidatar os empregados ativos da Petrobras com vínculo empregatício em 21 de dezembro de 2015, que atendam aos requisitos constantes no artigo 147 da Lei 6.404/1976 e aos estabelecidos no Estatuto Social da Petróleo Brasileiro S.A.

Sistema Informatizado
As informações sobre o processo eleitoral estão disponíveis no sistema informatizado CAEL, que pode ser acessado pelo portal da Companhia ou internet, no endereço https://cael.petrobras.com.br. A inscrição e votação também serão feitas pelo sistema, conforme datas previstas no cronograma.

O acesso ao CAEL pela internet só é possível com a utilização da senha EXTRANET, que pode ser alterada no Portal Troca Senha.

Ativação de chave e senha
Para se inscrever como candidato ou votar, é necessário que o empregado possua chave e senha ativas. Para solicitar a reativação, o empregado deve entrar em contato com a TIC, através do 881. Uma senha provisória será enviada à chave estrutural da gerência imediata do empregado, que deve solicitar essa senha ao seu gerente e, logo em seguida, modificá-la, conforme instruções acima.

Conecte
Além do CAEL, a companhia disponibilizará, no Conecte, a comunidade Eleição CA 2016. A comunidade será pública, podendo ser visualizada por todos os empregados, pela rede interna da companhia. Nesta comunidade estará disponível o Fórum Eleição CA 2016, espaço onde os candidatos poderão detalhar suas propostas, responder às perguntas dos eleitores e debater tópicos específicos com seus concorrentes.

Fonte: www.empregado.petrobras.com.br