FNP entrega pauta de reivindicação para a Petrobrás

Campanha do ACT defenderá a pauta histórica combinada com a luta contra a privatização

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) protocolou nesta quinta-feira (20) a pauta reivindicatória para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2015, com vigência a partir de 1º de setembro, data-base da categoria petroleira. A FNP e os cinco sindipetros filiados defendem a pauta completa e histórica dos petroleiros, renovada com as contribuições dos trabalhadores das bases e aprovada durante o 9º Congresso Nacional da Federação.

A proposta é realizar a campanha reivindicatória do ACT de forma combinada com a luta contra a privatização da Petrobrás, denunciada pela FNP na Carta do Rio, aprovada na plenária final do 9º Congresso, e materializada no Plano de Desinvestimentos da empresa e no PLS 131 do senador José Serra.

Clique aqui e confira a pauta de reivindicações na íntegra. O 9º Congresso aprovou as propostas abaixo como bandeiras centrais da campanha:

- Reajuste salarial de 18% correspondente à reposição da inflação pelo maior índice mais aumento real; - Incorporação da RMNR; - Primeirização do Benefício Farmácia e AMS 100% custeada pela Petrobrás; - Reposição de níveis sonegados aos aposentados e reintegração plena dos anistiados; - Recomposição do efetivo e primeirização; - Abono acompanhamento dependente doente; - Garantia nos contratos da Petrobrás da licença maternidade (6 meses) e auxilio creche para terceirizados; - Garantia do emprego com retorno das obras; - Acordo único do Sistema Petrobrás; - Redução da carga horária para pais e mães com crianças com necessidades especiais; - Auxílio alimentação para área operacional (50% do valor do auxílio almoço). Fonte: Federação Nacional dos Petroleiros