Sindicato discute mobilização com petroleiros de Merluza

A direção do Sindipetro-LP dedicou a manhã desta terça-feira (6) para conversar com os petroleiros que trabalham nas plataformas de Merluza e Mexilhão, na Bacia de Santos. Os petroleiros embarcados, desde o início do movimento, estão em mobilização com atraso na emissão e requisição de PT no período da manha e operação padrão ao longo do dia. Às 6h40, os diretores Adaedson Costa, Raira Coppola, Marcelo Juvenal, Fabíola Calefi, Fábio Farofa e Fábio Mello já estavam no Aeroporto de Itanhaém aguardando os embarques e desembarques.

Infelizmente, os voos programados para o dia foram cancelados por questões climáticas. Ainda assim, foi possível conversar com um grupo de trabalhadores da plataforma de Merluza. Além de contextualizar a categoria sobre a campanha do ACT, combinada com a luta em defesa da Petrobrás e do pré-sal, os dirigentes aproveitaram para falar sobre o Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno, celebrado ontem (5) com diversas mobilizações.

A visita também foi importante por permitir a discussão sobre a melhor forma de garantir as mobilizações nas plataformas, uma vez que a realidade do petroleiro embarcado é distinta daquele que trabalha nas unidades de terra. Quanto maior o diálogo do sindicato com a categoria, quanto maior a presença dos dirigentes na base, mais coesa e organizada será a luta.

No período da tarde, parte dos diretores retornaram para Santos e parte se deslocou até o Litoral Norte, onde fica até a manhã de quarta-feira (7). O objetivo é o mesmo: conversar com os diretores da região e com a categoria as estratégias de luta do movimento aprovado pela categoria na última assembleia.

[gallery link="file" order="DESC" orderby="ID"]