Orientações aos trabalhadores da RPBC sobre retorno pós interstício

Direitos

O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP) reitera que os trabalhadores de turno que fizerem dobra no horário das 7h às 15h, ou seja, oriundos da zero hora,  não devem retornar às 2h30 para o trabalho, seguindo meramente o estabelecido no interstício. Acontece que desde 2008 a prática é abonar o período e não é à toa.

Esta conquista vem desde a época do gerente geral Willian, e inclusive o mesmo é feito em outras unidades da Petrobrás, como na Reduc, por exemplo.

O fato é que devido à exaustiva jornada decorrida da dobra, o trabalhador que fica sem dormir a noite toda e depois faz o horário do administrativo, com emissão de PTs e necessitando de atenção redobrada para os trabalhos na área, sofre um desgaste muito maior, extenuante e que pode causar estafa.

Outro ponto importante é a segurança do petroleiro, uma vez que ao se expor de madrugada para ir trabalhar, estará sujeito a assaltos, sequestros ou até mesmo emboscadas, como é comum ver em notícias policiais.

Como já é habitual abonar o retorno da virada na RPBC, esta frequência torna a prática parte do contrato de trabalho e para ser alterada deve ser negociada com a representação sindical, pois foi assim que ocorreu anteriormente. Portanto, não vamos abrir mão do nosso direito adquirido. O Sindicato já enviou ofício (vejaaqui) para a empresa para debater sobre este tema e tentativa de retirada unilateral deste direito.

Primamos pela conversa antes de entrarmos com representação judicial, porém o Sindicato solicita desde já aos trabalhadores que enviem a esta entidade holerites e demais documentos que constatem que este direito é usualmente praticado na refinaria.

Também aproveitamos para lembrar a todos que qualquer tipo de assédio deve ser registrado e comunicado ao Sindipetro-LP.

A luta é continua, pois só assim se assegura direitos.