Adaedson do Litoral Paulista 1616 é o candidato da FNP para o CA da Petrobrás

Eleição CA

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) escolheu o nome de Adaedson Costa para concorrer à vaga de representante dos empregados no Conselho de Administração da Petrobrás deste ano. Ao lado de Ivan Luiz do Sindipetro-RJ, seu suplente (novidade deste pleito), Adaedson entra na disputa com o número de chapa 1616.

Adaedson do Litoral Paulista, seu “nome de guerra” na eleição, entra na campanha com a defesa de um mandato sem rabo preso com a companhia e o governo. 'Independência e autonomia para defender a Petrobrás’ é o lema de sua campanha, que já começa a ganhar corpo na internet através das redes sociais e de seu blog (voteadaedson1616.blogspot.com).

“Para defender a Petrobrás das fraudes, da corrupção, dos planejamentos que pretendem desmontar a Companhia, é preciso um Conselheiro dos Empregados com independência e autonomia. Na última campanha do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) ficou comprovado que a categoria não aceita mais o sindicalismo chamado “chapa branca”, atrelado à gestão da empresa e ao governo. Na luta concreta, os petroleiros e petroleiras sentiram na pele a necessidade de um sindicalismo combativo e encontraram nos sindicatos da FNP, que defende a independência e autonomia, uma importante alternativa de direção”, aponta o candidato em seu programa.

Perfil
Técnico de operação da RPBC, Adaedson tem 42 anos e ocupa atualmente o cargo de coordenador-geral do Sindipetro-LP e de secretário-geral da FNP (leia aqui perfil completo). Ao longo dos 23 dias de greve, no ano passado, desempenhou um papel fundamental na construção das mobilizações. Foi a partir das bases da FNP e, especialmente do Litoral Paulista, que a mobilização começou a ganhar corpo, culminando no início da greve no dia 29 de outubro.

Sem abandonar o princípio de independência e autonomia, batalhou pela unidade dos 17 sindicatos por entender que a vitória da mobilização estava na união de todas as bases petroleiras do país.

Foi a partir deste esforço, por exemplo, que foi possível concretizar no estado de São Paulo a Jornada Unitária de Lutas entre 13 e 16 de outubro - iniciativa que posteriormente foi seguida por outros sindicatos como o Rio Grande do Norte e Alagoas/Sergipe. Quando não havia mais possibilidade de se costurar uma unidade nacional, a partir das direções, foi parte importante da iniciativa de iniciar a greve nas bases da FNP, o que garantiu uma das maiores greves da categoria nos últimos vinte anos. Greve responsável por barrar a retirada de direitos e pautar com mais força a luta contra a venda de ativos (privatização).

Calendário
A eleição ocorre em primeiro turno entre os dias 23 e 31 de janeiro e a votação será feita através da intranet. Para votar é necessário que o empregado possua chave e senha ativas. Caso seja necessária a reativação, basta entrar em contato com a TIC, através do 881.

Para conhecer mais sobre a candidatura de Adaedson (1616), acesse a Fanpage do Sindipetro-LP e o blog do candidato que possui todas as informações e notícias relacionadas à campanha.

Juntos, somos mais fortes!