Em carta à Dilma, FNP exige exoneração do presidente da Petrobrás

Campanha 'Fora, Bendine!'

Realizadas nos dias 7 e 8 de abril, as reuniões da FNP com a direção da Petrobrás terminaram com um gesto simbólico dos dirigentes da federação: o lançamento da campanha "Fora, Bendine!", com direito à faixa estendida na frente dos representantes da alta cúpula da empresa. As negociações trataram do Acompanhamento do ACT, mas foi impossível não abordar durante os debates os imensos ataques realizados contra a categoria e a empresa - ataques que são desferidos ora com a omissão, ora com a responsabilidade direta do governo Dilma, responsável pela indicação de Bendine e acionista majoritário da empresa com 51% das ações.

A venda de ativos valiosos por preços criminosos, as demissões em massa de terceirizados e agora de petroleiros diretos, o calote na PLR e outras medidas que visam tornar a companhia cada vez mais atrativa ao mercado fazem parte, sem dúvidas, não apenas da política de desinvestimentos da Petrobrás, mas do próprio ajuste fiscal aplicado pelo governo federal como "saída à crise". Por essa mesma razão, se não há da parte da presidente Dilma acordo com as decisões de Bendine, se não é parte da própria política de governo, que ela então realize a exoneração do presidente da Petrobrás para provar aos petroleiros e à sociedade que não concorda com os rumos tomados pela companhia. 

O caso emblemático que deu origem à reação da FNP, sem dúvidas, foi o anúncio do PIDV 2016, que abrange todos os trabalhadores da companhia, sem exceção, e objetiva desmantelar a empresa rapidamente, segundo a Federação. 

Leia, abaixo, a carta da FNP à presidente Dilma na íntegra:

024- FNP – Presidenta Dilma