Greve dos terceirizados da tomé termina após dois dias de paralisação

mobilização bem sucedida

Terminou na quarta-feira (20), após dois dias de paralisação a greve dos 240 terceirizados ativos da Tomé Engenharia, subempreiteira da Tecnip em operação na Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC Petrobras). Em assembleia na entrada da RPBC, a categoria decidiu encerrar o movimento após dois dias de greve.

Os trabalhadores cobravam solução para os problemas no plano de saúde Mapfre, que substituiu a Unimed. Segundo Macaé, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), a greve foi “positiva”: “Conseguimos atendimento nas unidades dos hospitais Ana Costa, Frei Galvão, algumas clínicas e a empreiteira tenta fechar acordo com a Beneficência Portuguesa”, disse o sindicalista.

Macaé conta que a empresa contratante Tecnip advertiu a contratada Tomé que, se a greve continuasse, romperia o contrato, o que deixaria os trabalhadores desempregados. A pressão dos trabalhadores fez com que o plano Mapfre colocasse um representante para atender as demandas e reclamações dos trabalhadores. Os trabalhadores conseguiriam ainda o pagamento dos dias parados.

Os problemas com o plano de saúde revelam a precarização dos contratos assinados com empresas do ramo, que não atendem eficientemente os trabalhadores, ainda mais se tratando de terceirizados. Grandes empresas como a Unimed, beneficiadas pelo Congresso Nacional com perdão de dívidas bilionárias, só fecham contratos quando o plano cobre um grande número de pessoas, do contrário cobram caro por atendimento que não cobre as necessidades dos trabalhadores. O presidente da Sintracomos lembra que, quando a Tomé tinha de 4 a 5 mil empregados na refinaria, a Unimed “gostava da carteira. Quando foi caindo o número de operários, ela não quis mais”.

A greve era também contra condições de trabalho ruins, falta de equipamentos de segurança e acúmulos de funções que obrigam o pessoal a trabalhar além de suas possibilidades. “Abrimos negociações sobre esses e outros problemas, tudo por conta de uma greve bem sucedida”, conclui Macaé.

Fonte: Sintracomos