Ações jurídicas dos petroleiros, atrasos na RPBC, dentre outras pautas

Semana de ações da diretoria

Nesta semana a diretoria do Sindipetro-LP participou de reuniões no Rio de Janeiro para definir algumas pautas para as próximas semanas. Nesta quinta (5), pela manhã, acontece a reunião do jurídico da FNP. Eles estarão reunidos para tratar dos assuntos: Dissídio da RMNR; DSR; PIDV e a Terceirização; Recomendação do TCU de 2007; 40% do FGTS; Benefício Farmácia e o TCU; PETROS – Consequência com julgamento das Súmulas 288 e 321, ações sugeridas na Reunião anual com a presença dos Conselheiros; Balanço da Petrobrás x análise pela AEPET; Seminário de Terceirização; Registro Sindical da Federação; além de outros assuntos.

Na terça-feira (3), o diretor Marcelo Juvenal participou com a FNP na reunião com o RH da Petrobrás, que apresentou o Projeto Piloto de Ensino a Distância (EAD), com Ministério do Trabalho e Previdência Social. A apresentação foi realizada na Universidade Petrobrás – EDICIN.

Na RPBC, os atrasos continuam, com média de uma hora de duração, em esquema “pipoca”, ou seja, sem horários definidos. Os atrasos seguirão por tempo indeterminado, até que a companhia volte atrás na decisão de cortar o “abono da viradinha”. A medida, tomada como retaliação à greve de 2015, se alinha à política de desinvestimentos da companhia ao cortar custos sacrificando os trabalhadores.

Litoral Norte
A diretoria do Sindipetro-LP no Litoral Norte continua atenta aos ataques da gerência do Tebar, que quer punir trabalhadores, que fizeram greve de 24 horas no dia 1º de maio, com um dia de suspensão. O Jurídico do Sindicato entrou com pedido de liminar para suspender a punição, que foi aceita pela juíza do Trabalho de São Sebastião. A audiência para cancelar ou não a punição está prevista para o próximo dia 10.