Sindipetro-LP realiza 2ª Caminhada em Defesa do Pré-sal e a Petrobrás

29 de Maio, em Santos

Com concentração às 9 horas na sede do Sindicato, ato quer envolver não apenas petroleiros diretos e terceirizados, mas toda a sociedade. Familiares, amigos e todos os trabalhadores da região estão convidados

O Sindipetro-LP realiza no dia 29, último domingo do mês, a 2ª Caminhada em Defesa do Pré-sal e da Petrobrás. Inicialmente, a data escolhida havia sido 17 de abril, mas optamos pelo adiamento da atividade diante da votação do impeachment da presidente Dilma, que ocorreu no mesmo dia.

Com a nova data confirmada, retomamos o trabalho de ampla divulgação da caminhada.Com os petroleiros e petroleiras à frente desta luta, queremos ocupar - como fizemos no ano passado com 400 pessoas - novamente a avenida Conselheiro Nébias para mostrar à população da Baixada Santista que existe uma alternativa dos trabalhadores para a crise da maior empresa do país.

Por ser uma atividade em defesa da Petrobrás, é importante que os petroleiros estejam à frente dessa iniciativa e ocupem o seu papel de protagonistas. Por isso, a categoria precisa lotar o estacionamento do Sindicato na concentração do ato, às 9 horas da manhã. Mas não queremos apenas os empregados da companhia nesta mobilização. Queremos trazer nossos amigos, familiares, dirigentes sindicais de toda a região, e todos aqueles que - organizados ou não em entidades políticas e sociais - lutam por um país mais justo. Essa tarefa é de todos!

O Sindicato disponibilizará transporte e hospedagem gratuitos para os associados das bases do Tebar e UTGCA que queiram participar no sábado (28) do Congresso Regional e no domingo da caminhada. Os interessados devem procurar os diretores sindicais liberados ou de suas bases, ou ligar para as subsedes até a próxima terça-feira (24). Em Caraguatatuba, o telefone da delegacia regional é (12) 3887-1816. Em São Sebastião, os contatos são: (12) 3892-1484 ou 3892-5155.

Desde o ano passado, enfrentamos a política de desinvestimentos (privatização), que é a aplicação do ajuste fiscal diretamente na companhia. Ajuste que se dá através da venda de ativos valiosos; das mais de 180 mil demissões desde 2013, a maioria terceirizados; da tentativa de retirada de direitos no ACT; do ataque à nossa PLR, mesmo com a categoria fazendo sua parte; e do anúncio de um PIDV que pretende demitir ao menos 12 mil petroleiros diretos.

Diante disso, a empresa já fragilizada, ficou ainda mais vulnerável ao discurso da velha direita sobre sua falaciosa incapacidade para explorar o petróleo. E assim, materializado através de um acordo entre Serra e Dilma, foi aprovado no Senado e agora está nas mãos deste Congresso corrupto um projeto de lei (PLS 131 no senado, 4567/16 no Congresso) que aprofunda a entrega desta riqueza nacional ao estrangeiro.

Este projeto altera a Lei nº 12.351, de 22 de dezembro de 2010, que estabelece a participação mínima de 30% da Petrobrás no consórcio de exploração do pré-sal e a obrigatoriedade de que ela seja responsável pela condução e execução, direta ou indireta, de todas as atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento, produção e desativação das instalações de exploração e produção.

Ou seja, querem aprofundar um ataque que já está em curso com a manutenção dos leilões e da quebra do monopólio do petróleo: a entrega do nosso petróleo a multinacionais que não tem nenhum compromisso com o país e sequer investiram um centavo para essa descoberta!

Precisamos colocar o nosso bloco na rua e retomar as mobilizações para apresentar uma saída dos trabalhadores contra a crise do país e da Petrobrás.