Petroleiros do Litoral Paulista aprovam atrasos em todas as bases nesta sexta (20)

Dia Nacional de Lutas

Os petroleiros do Litoral Paulista aprovaram na noite desta terça-feira (17) atrasos de duas horas em todas as bases do Sindipetro-LP no próximo dia 20 – sexta-feira. A decisão foi tomada em assembleia realizada na sede do Sindicato, em Santos, e na sub-sede, em São Sebastião.

Com isso, os trabalhadores sinalizam positivamente ao chamado da FNP, que indicou aos cinco sindipetros a realização das assembleias com o indicativo de um Dia Nacional de Lutas nesta sexta-feira. Essa mobilização visa preparar uma resposta da categoria ao processo de desmonte dos direitos dos petroleiros e à a tentativa de privatizar a companhia e o nosso pré-sal. Neste pacote, é claro, estão incluídas a venda de ativos, o PIDV, a suspensão do contrato da operadora do Benefício Farmácia, o não pagamento da PLR, as demissões em massa de terceirizados, entre tantos outros problemas.

A expectativa dos companheiros presentes em nossa assembleia é que o mesmo gesto se repita nas demais bases não apenas da FNP, mas também de todos os sindicatos, mesmo que não seja possível construir essa unidade nacional nesta data. Diante dos ataques que a categoria já vem enfrentando, e que irá enfrentar, não há como vencer e resistir sem a reedição da unidade na luta de todos os trabalhadores da Petrobrás.

Durante a assembleia, houve consenso sobre a necessidade de realizar este dia de luta, tendo como contraste apenas duas propostas: atrasos de uma hora ou de duas horas em todas as unidades. Por maioria, o indicativo escolhido foi de mobilizações de duas horas. “Sabemos que este primeiro movimento ainda é modesto para o tamanho da nossa luta, mas foi assim também em 2015. Começamos com setoriais, atrasos, assembleias ainda tímidas, para depois a mobilização ganhar corpo. Esperamos que neste ano o trabalho que estamos realizando tenha o mesmo desfecho: uma categoria disposta ao enfrentamento, disposta a lutar pela Petrobrás e pelo pré-sal”, ressaltou Adaedson Costa, coordenador-geral do Sindipetro-LP e secretário-geral da FNP.

Calendário
As próximas semanas serão de intensa atividade para os petroleiros. Além do Dia Nacional de Lutas, nesta sexta-feira, o Sindicato realiza no dia 28 (sábado) o Congresso Regional do Litoral Paulista e no dia 29 (domingo) a 2ª Caminhada em Defesa do Pré-sal e da Petrobrás. Já no dia 2, para atualizar a categoria sobre os problemas relativos à Petros, a entidade organiza palestra com os conselheiros eleitos do Fundo de Pensões, Silvio Sinedino e Ronaldo Tedesco. Toda a categoria está convocada para as atividades, que carregam como ponto em comum a organização coletiva da luta.