Justiça suspende transferência de operadores do Tebar, convocados sem respaldo legal

Mais retaliação por greve

Desde o fim da greve de 23 dias, em 2015, a gerência do Tebar não para de tentar punir a categoria. Na sexta-feira (27/05) a gerência  anunciou verbalmente a quatro operadores, cedidos da Petrobrás, que eles seriam transferidos para refinarias diversas.

Segundo a informação passada, havia um DIP formalizando a transferência, mas nada foi apresentado aos trabalhadores, que receberam apenas bilhetes, nos quais havia os números dos telefones para contato com as refinarias.

Esses operadores foram informados ainda que que deveriam se apresentar nas respectivas unidades já no dia 1° de junho, cinco dias depois, numa quarta-feira.

A decisão da transferência foi recebida com preocupação pelos quatro operadores, que passaram o final de semana indignados com tamanha arbitrariedade. Eles receberam apoio dos colegas de empresa, mas também buscaram assistência no Sindipetro-LP.

Na segunda-feira (30/05) o Sindicato enviou ofício à gerência do TEBAR cobrando a apresentação da DIP, mas não houve resposta. A omissão da empresa, a nosso ver, só prova a abusividade da medida.

Na terça-feira (31/05) o Sindicato conseguiu as liminares na justiça trabalhista, as quais barraram imediatamente a ação da empresa, tamanha foi a ilegalidade.

Apenas para recordar, na ocasião da greve ocorrida no dia 1° de maio deste ano também conseguimos liminares a favor dos grevistas, pois a gerência do terminal quis punir os Operadores Transpetro do grupo IV com um dia de suspenção. Essa punição seria por supostamente não terem entregado o controle da Operação para um grupo contingente criado pelo TEBAR, algo que não está previsto na lei de greve, uma vez que a contingência deve ser negociada apenas com o sindicato da categoria.

Felizmente temos vencido batalhas importantíssimas contra uma administração ditatorial do TEBAR. Essas vitórias têm fortalecendo muito a união dos empregados contra os abusos que não cessam.

Os operadores ameaçados pela transferência continuam em suas rotinas no TEBAR, próximos de seus familiares, no aconchego de seus lares.

Parabéns a todos que contribuíram!