Petroleiros escapam de assaltantes armados na rodovia Anchieta/Imigrantes

Folga da viradinha é necessidade

A retirada da folga da zero hora, feita pela gerência da refinaria, em retaliação a greve de 23 dias no ano passado, motivou os atrasos que há quase 60 dias mobiliza a categoria. Para os petroleiros, o acordo que existia entre a gerência e os trabalhadores garantia certa segurança, já que a região é pouco segura, principalemte durante a madrugada. Assaltos e sequestros relâmpagos são comuns na área da refinaria e nas vias de acesso. O Sistema Anchieta/Imigrantes é uma dessas vias usadas por petroleiros que trabalham na RPBC, e é rota certa para criminosos, que se aproveitam da falta de segurança policial e do local ermo para praticar assaltos. O mesmo problema enfrenta quem utiliza a perigosa rodovia Piaçaguera. Enfim, não há lugar seguro, muito menos depois que anoitece.

No último sábado (4) dois petroleiros escaparam de um assalto, ao saírem da refinaria, por volta das 23h. Na altura da alça de acesso da Anchieta/Imigrantes, o carro em que estavam foi ultrapassado por um veículo Citroën prata, modelo C3, que tomou distância e passou a frear, para forçar que parassem. Os petroleiros foram obrigados a reduzir velocidade, quase parando completamente o veículo, quando viram que se tratava de uma tentativa de assalto. Assustados e sem saber o que fazer, viram pelo menos três homens armados. Dois saltaram do veículo prata tentando pará-los.

A cena se passou em frações de segundos, tempo suficiente para que os petroleiros tivessem apenas o reflexo de desvencilhar dos criminosos e acelerassem, fugindo pela Rodovia Anchieta, em sentido Santos. Os bandidos tomaram rumo em direção à alça de acesso Anchieta/Imigrantes, sentido ao bairro Bolsão 8, em Cubatão.

Por sorte o pior não aconteceu. Além do risco do assalto, por não pararem o veículo, os criminosos poderiam ter atirado em sua direção. Esse tipo de crime é comum na rodovia e um dos principais motivos para que a folga da zero hora volte a favorecer os trabalhadores.

Casos recentes despertaram a atenção à rodovia, mas os criminosos continuam agindo com facilidade. A morte do estudante de 17 anos após ter sido atingido por uma pedra, arremessada no para-brisa do veículo onde estava, na Rodovia dos Imigrantes, reavivou o debate sobre a insegurança nas rodovias de acesso à Baixada Santista. O crime ocorreu por volta das 22h, na altura do km 59, na pista de descida. Palco de outras ações parecidas, o sistema Anchieta/Imigrantes se compara à Linha Vermelha, no Rio de Janeiro, diante de tantos assaltos e tiroteios registrados naquele trecho.

Mesmo com os altos índices de criminalidade, a gerência da refinaria continua irredutível e se recusa a conversar com os trabalhadores, que continuarão os atrasos.

Na próxima quarta-feira (8), o Sindicato e representantes da Petrobrás terão audiência de conciliação na 5ª Vara Trabalhista de Cubatão, às 13h30.

O trabalhador não pode ficar a mercê da sorte e o Sindicato não vai permitir que mais alguém se torne vítima de crime para só então tomar providências.

Reforçamos a orientação aos trabalhadores, para que no período noturno, todos utilizem o transporte de ônibus da empresa, evitando o uso de automóvel particular,  moto ou táxi. Em caso de dobra da viradinha, orientamos que não retornem às 2h30, mesmo que o supervisor queira enviar táxi como alternativa de transporte. Vamos fazer valer a folga da viradinha até que saia a decisão definida pelo Juiz.

Se a gerência da refinaria está pagando para ver, brincando com a sorte e arriscando a vida de seus trabalhadores a troco de retaliação por greve, nos cabe manter as mobilizações. Levaremos o caso até as últimas consequências para reverter essa situação.