Petroleiros ficam sem respostas sobre demandas da SMS

Reunião frustrante com a Petrobrás

Na manhã desta sexta-feira (17/6), depois de um pouco mais de três horas de exposição sobre problemas e situações ocorridas na área da SMS, petroleiros são informados de que só terão respostas, sobre as demandas apresentadas, nos próximos 15 dias. O RH e os GGs de SMS alegaram precisar de tempo para formular respostas até sobre questionamentos feitos durante reunião anterior.

"A sensação que fica, como todas as vezes, é de uma reunião infrutífera  porque fica parecendo um bando se psicólogo ouvindo as demandas da categoria e no final, nenhuma resolução. Inclusive dos problema anteriormente colocados, que continuam não tendo resposta”, desabafou Adaedson Costa , do Sindipetro-LP e da direção da FNP.

Durante a reunião foram apresentadas demandas sobre os seguintes temas: quadro do setor saúde; precarização da mão-de-obra; condições de trabalho das CIPAs; representação dos sindicatos nas CIPAs das plataformas; exames periódicos;  TABG; cumprimento da Cláusula 121, parágrafo 1º, entrega da copia do relatório de acidente assinado pelo sindicato; brigada de incêndio; representação dos GTB nos fóruns do benzeno (CNPBz e CEBz); e bloqueio de representante do sindicato nas unidades.

Segundo Edmir Bitencourt de Souza, novo gerente geral da SMS, as questões sobre segurança e saúde do trabalho têm que ser preservadas. “Acreditem que estamos aqui querendo melhorar os assuntos que norteiam a SMS. Estamos trabalhando fortemente para isso”, informou.

A próxima reunião está prevista para acontecer nos próximos 15 dias. No entanto, ainda será confirmada.

Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS)
De acordo com informações divulgadas pelo RH, a área de SMS passou por uma reestruturação, recentemente, com objetivo de centralizar toda a SMS num único gerente executivo. “Temos que melhorar cada vez mais as questões da SMS. Nós teremos períodos duros pela frente mas, vamos acertar”, afirmou Bitencourt.

Na opinião dele, dialogar com a categoria é fundamental para a construção de uma SMS mais comprometida com os petroleiros. Mesmo porque, segundo Adaedson, tem gente morrendo e ficando doente nas plataformas.

Agora, a FNP espera que as demandas apresentadas na reunião de hoje sejam tratadas com seriedade.

Fonte: Federação Nacional dos Petroleiros