Petroleiros atendem ao chamado do Sindicato e elegem CIPA de luta na RPBC

Vitória da categoria!

Um duro golpe na política da Petrobrás, que há alguns anos vem tentando enfraquecer a representação dos trabalhadores nas CIPAS. Este foi o principal balanço da eleição para a CIPA da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão.

Dos nove titulares eleitos, oito são trabalhadores comprometidos com a categoria. Os dois mais votados, Raira e Cesinha, respectivamente, são diretores do Sindicato. Dos oito suplentes, cinco compõem o time de petroleiros que terão uma atuação independente da empresa e dos gerentes, alinhada aos anseios da categoria por mais saúde e segurança no local de trabalho.

O resultado, divulgado oficialmente na manhã desta quinta-feira (23), demonstra ainda que a categoria respondeu positivamente ao chamado do Sindicato para que fosse eleita uma CIPA de luta, capaz de realizar os embates necessários num dos períodos mais delicados da companhia.

Desde o início do processo eleitoral, divulgamos à categoria 16 candidatos que, em nossa opinião, colocariam o seu mandato a serviço da luta por mais segurança. Este resultado, que representa uma vitória enorme, deve servir de exemplo para as CIPAS de todo o Sistema Petrobrás. Não contente em utilizar gerentes, coordenadores e supervisores para aplicar uma política de precarização e desmonte da companhia, a direção da empresa vem tentando também ocupar espaços que sempre foram da categoria. A CIPA é um dos exemplos mais gritantes.

Por fim, ressaltamos a necessidade de construir uma atuação conjunta entre Sindicato e CIPA. Sem a união da categoria, sem a elaboração conjunta de ações em defesa dos nossos direitos e de nossas vidas, dificilmente venceremos. Juntos, somos mais fortes!