“Julho Amarelo” celebra Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

Campanha

As Leis Municipais nº 1.990, de 13 de dezembro de 2001 e 3.117, de 25 de março de 2015, instituíram no Calendário Oficial do Município de Santos a “Semana de Prevenção  Contra a Hepatite” e o “Mês Julho Amarelo”, sugerindo a implementação de ações durante o mês de julho de cada ano, em alusão ao combate das hepatites virais.

Diante disso, a Organização Mundial de Saúde fixou 28 de Julho como o “Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais”.

A campanha “Julho Amarelo” representa um esforço da gestão de saúde pública em combater o sub-registro de casos e ampliar o acesso à testagem e ao diagnóstico precoce, por meio do estímulo à vacinação contra o tipo B – ofertada gratuitamente pelo SUS a toda população até 49 anos – e na ampliação da assistência e do tratamento dos tipos mais perigosos: B e C.

A Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas da Secretaria Municipal de Saúde de Santos e a ONG Grupo Esperança, promoverão as seguintes atividades para sensibilizar e orientar a população sobre a gravidade da doença:

•       De 04 a 08 de julho, em parceria com a Santa Casa de Santos, na Semana de Orientação sobre DST/ Aids e Hepatites Virais, onde Agentes de Prevenção Voluntária da Seção de Prevenção da SMS estarão em stand fornecendo esclarecimentos sobre as DST com ênfase para as Hepatites virais.

•       Ações de testagem pela equipe do CTA em diferentes espaços na cidade
DATA    HORÁRIO    LOCAL
12/07/16    13h às 17h    UBS R.Clube
13/07/16    13h às 17h    Empresa Eldorado Brasil
14/07/16    13h às 17h    Cecon Isabel Garcia
15/07/16    13h às 17h    Ginásio da Pça Rebouças

•       Testagem no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento de Santos (Rua Silva Jardim, 94) e em todas as Unidades Básicas de Saúde.

•       Dia 29/07/2016 – Oferecimento de testagem para Hepatite C no Sindipetro das 8h30 ás 16h00, aberto a população, aos petroleiros e familiares.

29/07/2016 – Sexta Feira

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM HEPATITE C RESULTADOS PRELIMINARES DOS NOVOS TRATAMENTOS
08h30 às 12h30 – Capacitação de profissionais da saúde, acadêmicos, voluntários do Grupo Esperança e outros segmentos envolvidos na saúde pública e privada. Serão conferidos certificados aos participantes.
Local: Auditório do Sindipetro do Litoral Paulista - Av. Cons. Nébias nº. 248 - Vila Nova - Santos.
Inscrições através do FormSus através do link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=27022 (inscreva-se com seus dados) ou diariamente pelo telefone 13-32225724, das 14:00 às 17:00h ou ainda diretamente no dia e local do evento.

08h30 - 09h Inscrições e credenciamento
09h – 09h30 Mesa de abertura: Dr. Marcos Calvo -SMS, Dr. Ricardo Hayden -HGA , Dra. Paula Covas- DRS IV, Jeová P. Fragoso- Grupo Esperança, Regina Lacerda –CCDI – SMS.
09h30 - 10h10 Terapia da Hepatite C em pacientes monoinfectados: presente e futuro.
Dr. Evaldo Stanislau Affonso de Araújo - Grupo Esperança
10h10 - 10h50 Terapia atual da hepatite C em pacientes com HIV.
Dr. Marcos Caseiro – SMS
10h50 - 11h10 Coffee breack
11h10 – 11h40 Atenção aos portadores de Hepatites no SAE de Santos da CCDI/SMS.
Enfermeira Monica Maestre – SAE Adulto / Santos
11h40 – 12h Terapia da Hepatite C em pacientes com doença avançada de fígado e no pós-transplante.
Dr. Rogério Camargo Alves- Hospital da Beneficiência Portuguesa-SP
12h – 12h30 Discussão.