Sindipetro-LP orienta trabalhadores sobre "nova política" de medição de tempo

Atenção, operadores!

Mais uma vez a gerência da Petrobrás resolveu enfiar uma novidade goela abaixo dos trabalhadores. A empresa vai quantificar o tempo das atividades operacionais com uso de cronômetros. A justificativa para essa atividade é que é uma adequação a legislação vigente e para dar reposta a ação civil movida pelos sindicatos, representantes da categoria, e aos novos questionamentos feitos, como exemplo, o quadro da UT-2 da RPBC. Apesar da alegação do cumprimento da NR-20 e da NR-17  sabemos que o pano de fundo é a diminuição de quadro para acelerar a venda da empresa.

Em nenhum momento a diretoria do Sindipetro-LP foi notificada ou muito menos convocada para negociar e discutir essa medição. Por isso, não reconhecemos como legitima a atividade mesmo que exista uma cláusula no ACT tratando do efetivo, a qual a empresa nunca quis se manifestar. Os sindicatos além de não serem comunicados não ratificaram nenhum levantamento que não foi discutido previamente.

Nós, do Sindipetro-LP, orientamos os petroleiros para realizar todas as atividades operacionais disponíveis e previstas conforme planejamento da unidade. Além disso, executar todos os procedimentos rotineiros e não rotineiros tendo atenção em cumprir a risca a regulamentação de padrões de execução internos (PEs) e legislações normatizadas. Outra orientação é que os trabalhadores devem imprimir os PROCEDIMENTOS antes da execução para efetuar todas as tarefas com a concepção de 'OPERAÇÃO PADRÃO'. Os operadores também não devem assinar o relatório.

Em contrapartida, o nosso Sindicato estará, nesta quarta- feira (03/08), em reunião na CTPP, no Rio de Janeiro, onde levará essa demanda.