Sindipetros dão continuidade aos atrasos unificados na REVAP

Caravana Unitária de Lutas

A manhã desta quinta-feira (4) foi marcada pelo quarto dia de mobilização da Caravana Unitária de Lutas. Dessa vez, os sindipetros Litoral Paulista, Unificado SP e São José dos Campos desembarcaram na porta da refinaria Henrique Lage (REVAP), em São José dos Campos.

O atraso, que se estendeu até 11 horas com trabalhadores do turno e ADM, foi precedido de uma intenso trabalho de persuasão dos dirigentes e ativistas para convencer parte dos trabalhadores a aderir ao ato. Este fato foi abordado em diversas intervenções durante o atraso, ajudando a aprofundar o debate sobre as formas de mobilização, a necessidade da unidade na luta e, sobretudo, a importância da tarefa de construir uma união da categoria de baixo pra cima, ouvindo, respeitando e encaminhando a vontade dos trabalhadores.

As mobilizações no estado de São Paulo se somam à greve deflagrada pelos sindipetros do nordeste contra a venda dos campos maduros. Não se trata simplesmente de um gesto de solidariedade aos trabalhadores da BR Distribuidora ou dos campos maduros, mas sim o inicio de uma mobilização que já está atrasada. Afinal, a venda de ativos, a entrega do pré-sal e o fatiamento da companhia já são uma realidade.

A construção de uma forte greve nacional é a única saída. A Caravana Unitária de Lutas, organizada pelos três sindipetros paulistas, se apresenta nesta conjuntura como uma sinalização importante de que é preciso lutar, é possível vencer.