Petrobràs anuncia venda de gasodutos para a Brookfield

Nova Transportadora do Sudeste (NTS)

A Petrobrás concluiu as negociações para vender a unidade de gasodutos Nova Transportadora Sudeste (NTS) para um consórcio liderado pela canadense Brookfield, informou a estatal em fato relevante ao mercado, sem revelar imediatamente os detalhes do negócio.

Na terça-feira, a Reuters noticiou que a Petrobrás tinha fechado acordo para vender 90 por cento de sua participação na NTS para um grupo de investidores liderados pela Brookfield Asset Management, por 5,2 bilhões de dólares, segundo uma fonte com conhecimento direto do assunto.

"Após atendidas as etapas previstas no processo de desinvestimento da Petrobrás, os termos e condições finais da operação serão submetidos à deliberação dos órgãos estatutários da companhia e, caso aprovados, serão tempestivamente divulgados ao mercado", limitou-se a dizer a estatal.

Segundo a reportagem da Reuters, o grupo de investidores inclui o fundo de pensões de British Columbia, no Canadá, e os fundos soberanos CIC (China) e GIC (Cingapura).

A fonte acrescentou que a acordo para a venda da NTS será submetido ao Conselho de Administração da Petrobras, e o fechamento do negócio é esperado para o final de setembro.

Se confirmado o valor do negócio, o acordo deverá ser o maior desinvestimento até o momento dentro do plano da Petrobrás de vender cerca de 15 bilhões de dólares em ativos em 2015 e 2016.

Fonte: Exame